Instituições do Estado

Instituições do Estado do Rio Grande do Sul atualmente presentes na CCMQ


INSTITUTO ESTADUAL DE MÚSICA (IEM)
O Instituto Estadual de Música – IEM – foi criado pela Portaria número 11 em 23 de novembro de 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. Tem entre suas competências a realização de ações de fomento à produção, difusão, circulação e intercâmbio da música gaúcha, apoio à realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais.

----------

DISCOTECA PÚBLICA NATHO HENN
4º ANDAR - ALA LESTE  
A Discoteca Pública Natho Henn (DPNH) é uma das mais antigas instituições da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), tendo sido criada em pela Lei nº 2.345, de 29 de janeiro de 1954 e inaugurada em 14 de abril de 1955. Desde o início, vem trabalhando como uma unidade voltada ao registro, organização e difusão das atividades musicais realizadas no Rio Grande do Sul  e  abriga um importante acervo discográfico e bibliográfico. Em seus espaços estão: Biblioteca Armando Albuquerque, Sala Radamés Gnattali e Espaço Lupicínio Rodrigues. 

AUDITÓRIO LUIZ COSME
4º ANDAR - ALA OESTE 
Capacidade: 80 lugares, mais 3 cadeirantes. 
Recebe apresentações musicais, cinema, vídeo e seminários. 

SALA IRMÃOS MORITZ
4º ANDAR - ALA OESTE 
Capacidade: 15 lugares. 
Recebe ensaios de dança, teatro, música e encontros literários.

----------

INSTITUTO ESTADUAL DE ARTES VISUAIS (IEAvi)
O IEAvi tem a função de coordenar ações relacionadas que promovam e integrem as artes visuais em âmbito regional, bem como intercâmbios com outros centros culturais do país e do exterior. Entre seus objetivos estão o desenvolvimento e o fortalecimento do sistema de arte no Rio Grande do Sul, a ampliação do seu circuito de divulgação artística, o incentivo à manifestação de novos talentos e do colecionismo, a pesquisa e a documentação da produção em artes visuais. 

ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES MAURÍCIO ROSENBLATT
3º ANDAR - ALA OESTE 
Recebe exposições.

GALERIA AUGUSTO MEYER
3º ANDAR - ALA OESTE 
Recebe exposições.

FOTOGALERIA VIRGÍLIO CALEGARI
7º ANDAR - ALA LESTE 
Recebe exposições.

----------

INSTITUTO ESTADUAL DE ARTES CÊNICAS (IEACen)
Destina-se a atender as atividades que compõem as artes cênicas – circo, dança, teatro e ópera – em todo o Estado. O principal objetivo é construir uma base sólida capaz de sustentar a continuidade da produção artística do Rio Grande do Sul e o acesso da população gaúcha à diversidade de linguagens e estéticas do setor.

----------

RS CRIATIVO
É um programa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura que oferece suporte para empreendedores e fortalece redes e iniciativas na área da Economia Criativa. Sua missão é posicionar a cultura e a criatividade como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado através do empreendedorismo, da inovação e da colaboração.  

----------

INSTITUTO ESTADUAL DE CINEMA (IECine)
O Instituto Estadual de Cinema foi criado em 1986, com o propósito de incentivar, divulgar e apoiar a produção e a exibição cinematográfica gaúcha. Seguindo esse objetivo, o IEcine tem participado da criação de  editais de fomento ao setor, que contemplam aqueles projetos que se enquadram nos quesitos de cada concurso. Além disso, ao longo de três décadas, a instituição colabora com a divulgação, empréstimo de equipamento e esclarecimentos legais, sempre que solicitados. Hoje existem mais de  duzentos filmes realizados no Rio Grande do Sul com a parceria do IEcine.

----------

CINEMATECA PAULO AMORIM
Espaço de cinema com 3 salas. Tem a programação voltada para filmes não alinhados com o circuito comercial, constituindo-se num local privilegiado para os apreciadores do cinema-arte.

SALA PAULO AMORIM
TÉRREO
Capacidade: 148 lugares

SALA EDUARDO HIRTZ
TÉRREO
Capacidade: 70 lugares
Foi reinaugurada em abril de 2019, como parte da reforma financiada por recursos da Lei de Incentivo à Cultura. A sala recebeu mudanças, como a digitalização da projeção, a troca de poltronas, de carpetes e do sistema elétrico e de ar-condicionado, além de adequação para as normas de segurança de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e de acessibilidade universal.

SALA NORBERTO LUBISCO
TÉRREO
Capacidade: 50 lugares

----------

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO (CDE)
O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) é uma instituição de natureza educativa, artística e cultural, voltada à realização de cursos e oficinas destinados ao público infantil, juvenil e adulto, orientados por professores e especialistas em arte-educação. Os alunos vivenciam a experiência estética por meio da expressão em diferentes linguagens em artes, como desenho, pintura, gravura, entre outras. 

----------

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RS (MAC)
O Museu de Arte Contemporânea do RS tem por objetivo pesquisar, preservar e divulgar a arte contemporânea regional, nacional e internacional, desenvolvendo propostas educativas que visem à compreensão deste campo da arte em suas várias modalidades. Dessa maneira, o Museu tem como tarefa principal ser uma instituição que vincule e promova o diálogo entre a grande diversidade de abordagens criativas em artes visuais e as linguagens artísticas contemporâneas. É responsável pelas galerias:

GALERIA XICO STOCKINGER
6º ANDAR - ALA OESTE 
Recebe exposições.

GALERIA SOTERO COSME
6º ANDAR - ALA OESTE 
Recebe exposições.

----------

BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSSEN
5º ANDAR - ALA LESTE 
Criada e inaugurada com o nome de Biblioteca Pública Infantil Central, em 12 de outubro de 1956, em homenagem ao Dia da Criança, sob a direção da bibliotecária Lucília Minssen, em 1971, foi renomeada como forma de homenagear sua grande idealizadora. Tem como objetivo principal a formação do jovem leitor e o incentivo à leitura. Para tanto, promove atividades literárias e culturais como hora do conto, teatro infantil, encontros com escritores, lançamentos de livros, saraus, seminários, cursos e oficinas. Possui um acervo de 17 mil livros, além de CDs, revistas, jogos e brinquedos. Presta atendimento ao público adulto e infantil através de seus setores: Pesquisa, Empréstimo, Brinquedoteca, Hora do Conto, na Sala Lili Inventa o Mundo, Sala Tesouros Juvenis com obras raras e históricas da literatura infanto-juvenil. Possui, ainda, uma sala de brinquedos antigos. 

SALA LILI INVENTA O MUNDO
5º ANDAR - ALA LESTE 
Recebe contação de histórias.

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização