Foto: Acervo Fapeu

Feira de Cultura Mbyá-Guarani reúne artesanato, cinema, debate e oficina gratuita na Casa de Cultura

Publicado em 04/11/2019

Acontece no domingo (10) a primeira Feira de Cultura Mbyá-Guarani, na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Além de cerca de 20 artesãs expondo e vendo seu trabalho, o evento terá debate, mostra de curta-metragens e uma Oficina de Ajaka - cesto tradicional Mbyá-Guarani. Uma realização do Complô Cunhã e da CCMQ, a atividade acontece das 10h às 18h, em diversos espaços da Casa. A entrada é franca e sujeita à lotação dos espaços; a oficina tem um valor único de R$ 30, já com material todo incluso.

A iniciativa visa fortalecer e dar visibilidade para a produção de arte e da cultura Guarani das comunidades da Região Metropolitana. A venda do artesanato é uma das principais fontes de renda das famílias, e é a base da sobrevivência física e cultural deste povo que, de forma resiliente, criativa e generosa, transmite e preserva os saberes originários tão caros à preservação da vida.

A atividade surge do anseio das mulheres Mbyá-Guarani por mais espaços para exposição e venda da sua arte. O artesanato é produzido com materiais provenientes das Terras Indígenas, de Porto Alegre e Viamão, e gerado a partir da sabedoria e do manejo ancestral, aliados ao olhar e energia presentes que cada artista deposita em sua criação. A roda de conversa será lideranças e, entre os curtas documentais sobre a cultura Guarani, estará “Kerexu”, produção premiada no último Festival de Cinema de Gramado.

Programação:
10h às 18h – Feira de artesanato - Travessa dos Cataventos
11h às 12h – Oficina de Ajaka, cesto Guarani, com Dani Jaxuka e Pará Mirin - Sala Hermes Mancilha
15h às 16h – roda de conversa Territorialidade e Cosmologia Mbyá Guarani, com Laércio Karai Mirin, estudante, da Terra Indígena da Estiva, Timóteo Karai Mirin, cacique da Retomada da Ponta do Arado, Arlindo Kuaray, cacique da Terra Indígena do Cantagalo - Sala Oliveira Silveira
17h às 18h – Exibição de curtas - Sala Oliveira Silveira.

Oficina de Ajaka - cesto tradicional Mbyá-Guarani
Ministrantes: Dani Jaxuka, Para Mirin (Tekoá Jatai'ty - Terra Indígena do Cantagalo)
Horário: 11h
Sala Hermes Mancilha
Duração: 1h
Número de participantes: 30
Valor: R$30,00

SERVIÇO
Feira da Cultura Mbyá-Guarani

Quando: 10 de novembro | Domingo
Horário: das 10h às 18h
Onde: Travessa dos Cataventos | Térreo da Casa de cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre) // Sala Hermes Mancilha | 4º andar da CCMQ // e na Sala Oliveira Silveira | 3º andar da CCMQ

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização