A carioca Mahmundi e a gaúcha Andréa Cavalheiro celebram com música a Semana da Consciência Negra | Fotos: divulgação

Casa Virtual – Especial Cinema Negro em Ação – com Andréa Cavalheiro e Mahmundi

Publicado em 23/11/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza no sábado, 27 de novembro, mais uma edição do projeto Casa Virtual. A celebração musical fica por conta da gaúcha Andréa Cavalheiro e da carioca Mahmundi. As cantoras prestam uma homenagem à versatilidade e à potência das vozes negras na cena artística do Rio Grande do Sul e do país. O evento virtual, que integra a programação do 2º Festival Cinema Negro em Ação, tem transmissão ao vivo, às 20h, pelo Instagram @ccmarioquintana.

A gaúcha Andréa Cavalheiro começou a cantar aos 11 anos de idade no Projeto Prelúdio, Escola de Música da UFRGS. Aos 18, passou a integrar o coral da universidade. Aos 19, estourou para o sucesso, dividindo com Jonatas Prates, Letícia Oliveira e Nelson Ebelt os vocais da Hard Working Band. A big band de soul music recebeu o Prêmio Açorianos como Banda Revelação, em 1996. No mesmo ano, Andréa foi indicada na categoria melhor cantora. The Hard Working Band dividiu palcos com Gilberto Gil, Kid Abelha, Fat Family e outros grandes nomes da cena nacional. Em 2009, Andréa Cavalheiro teve nova indicação ao Prêmio Açorianos, como melhor intérprete de MPB. No centro do país, atuou no musical “Cartola: O Mundo é um Moinho”, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A carioca Marcela Vale, conhecida pelo nome artístico Mahmundi, é cantora, compositora, produtora musical e multinstrumentista. Em 2016, lançou o primeiro álbum, “Mahmundi”, que recebeu excelentes avaliações da imprensa especializada. Com uma música dançante, atual e fortemente influenciada pela estética dos anos 80, Mahmundi coleciona três troféus do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Em 2016, o disco de estreia recebeu o Prêmio Revelação da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). O segundo álbum, “Para Dias Ruins”, foi indicado, em 2018, ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Após o lançamento do álbum mais recente, “Mundo Novo” (2020), Mahmundi tem investido na carreira de produtora musical.
 

Casa Virtual – Especial Cinema Negro em Ação – Andréa Cavalheiro e Mahmundi
Quando:
27 de novembro | sábado
Horário: 20h
Onde: Instagram @ccmarioquintana

(Texto: Daniel Scheffel Corrêa da Silva | Edição: Ludwig Larré)

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização