Apresentações de Gabriela Lery e Nina Fola acontecem às 20h com entrada franca | Fotos: Isadora Quintana e Afrovulto

Gabriela Lery e Nina Fola fazem shows nesta sexta na Travessa dos Cataventos

Publicado em 08/12/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebe nesta sexta-feira, 10 de dezembro, os shows de Nina Fola e Gabriela Lery. As duas artistas apresentam trabalhos autorais que integram o Projeto Concha. Os shows acontecem a partir das 20h, com entrada franca, na Travessa dos Cataventos (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

O Projeto Concha é o braço feminino da produtora Juba Cultural, voltado à sensibilização, profissionalização e diálogo com artistas mulheres, técnicas e produtoras no universo musical brasileiro. Desde 2018, a iniciativa da produtora e curadora Alice Castiel busca desenvolver apoio, estrutura e solidez às carreiras femininas no cenário artístico da capital.

Quem abre a agenda musical da sexta-feira é Nina Fola, mulher negra porto-alegrense, nascida e criada nas rodas de batuque, samba e capoeira. Cantora, compositora e percussionista, Nina apresenta um trabalho musical marcado pela sensibilidade artística intimamente ligada ao pensar intelectual que desenvolve como socióloga. O ritmo do tambor marca o pulso forte da realidade negra, feminina e ancestral. A artista apresenta o show autoral pela primeira vez, acompanhada pelos músicos Isaías Luz e Thayan Martins.

Na sequência da programação, a cantautora, instrumentista, educadora e produtora musical Gabriela Lery apresenta músicas do EP “Coleção”, lançado em 2019, e do álbum “Arquipélago”, lançado em 2020, quando foi contemplado pelo Edital FAC Digital RS. Com voz e guitarra, Gabriela vai estar acompanhada por Djum na bateria, Maria Benincá nas teclas e Viridiana no baixo e voz. O show conta ainda com as participações de Julha Franz, Nina Nicolaiewsky, Rita Zart e Sara Nina. Além do trabalho solo, Gabriela Lery também integra a produtora cultural Corda Solta, o coletivo artístico Panapaná e a banda de surf rock instrumental As Aventuras.

PROJETO CONCHA - NINA FOLA E GABRIELA LERY
Quando:
sexta-feira | 10 de setembro
Onde: Travessa dos Cataventos (CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada franca

(Texto: Daniel Scheffel Corrêa da Silva | Edição: Ludwig Larré)

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização