Jornalista Paulo Moreira conversa com os músicos e comenta as apresentações de jazz | Foto: Juliane Mergener

Instituto Estadual de Música realiza o Ciclo Audição Jazz, com shows gratuitos na CCMQ

Publicado em 09/12/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

O Instituto Estadual de Música (IEM), com o apoio da Discoteca Pública Natho Henn e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realiza, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro – terça, quarta e quinta-feira – o ciclo de apresentações comentadas Audição Jazz. Os shows acontecem às 19h, com entrada franca, no Palco Lory F., 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). Com curadoria de Marcelo Corsetti e apresentação de Paulo Moreira, o ciclo recebe Nicola Spolidoro Quarteto, Banda Lummi e Kaynakani.

Com 15 anos de carreira, Nicola Spolidoro é guitarrista, compositor, professor e arranjador. Seu disco de estreia, “Roda Gigante”, foi indicado ao Prêmio Açorianos 2014 na Categoria Instrumental como Melhor Disco e Melhor Compositor. O quarteto tem Nicola Spolidoro na guitarra, Rafa Marques na bateria, Caio Maurente no contrabaixo, e Cristian Sperandir no teclado. O resultado é uma sonoridade brasileira, sem rótulos, com intenção de conduzir o ouvinte pelas sensações que a música instrumental proporciona. O show de Nicola Spolidoro Quarteto acontece na terça-feira, 14 de dezembro, às 19h.

Lummi é uma banda porto-alegrense relativamente jovem – começou as atividades no início de 2020 e, em janeiro de 2022, lança seu primeiro álbum, “Lummi”, com referências no jazz contemporâneo e no rock. Em 2021, a banda venceu o concurso nacional “Novos Talentos do Jazz”, promovido pelo Savassi Festival. O grupo já tocou em eventos como o Savassi Festival 2021, Virada Sustentável Porto Alegre 2021 e Dia da Cultura da UFRGS 2020, além de se apresentar em pubs e fazer performances de rua. Lummi é formada por Augusto Santos no saxofone alto, Lucas Brum na guitarra, Marcello Caminha Filho no baixo elétrico, e Rodrigo Hoerlle na bateria. No show da quarta-feira, 15 de dezembro, às 19h, a banda apresenta temas do álbum de estréia e releituras do jazz e do pop.

Kaynakani é o trabalho mais recente do guitarrista, compositor e produtor musical Marcelo Corsetti. Com sons mais crus, misturando bateria sem processamento, baixo e piano com suas extensões, o trabalho remete ao início da trajetória de Corsetti, em 1990, com a gravação do primeiro disco instrumental. O título é um jogo de palavras. Kaynak significa origem, em turco, e kani, a mesma palavra no idioma curdo. O quarteto é formado por Marcelo Corsetti na guitarra, Luke Faro na bateria, Henrique Mello no contrabaixo, e Melissa Souza no piano. A apresentação fecha o ciclo Audição Jazz às 19h da quinta-feira, 16 de dezembro.

Todos os shows são apresentados e comentados ao vivo pelo jornalista e radialista Paulo Moreira, especializado em jazz, com 39 anos de carreira, dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Paulo produziu o programa Jam Session, na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, e escreveu sobre música e cinema para o jornal Correio do Povo, entre 1997 e 1999. Moreira também ministrou cursos sobre História do Jazz e do Rock no StudioClio, além de ter produzido e apresentado o programa Sessão Jazz, por quase 20 anos, na Rádio FM Cultura. Atualmente, mantém programa na rádio web salvesintonia.com, apresentando produções do jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais de artistas gaúchos, brasileiros e internacionais.

 

CICLO DE APRESENTAÇÕES COMENTADAS AUDIÇÃO JAZZ
Nicola Spolidoro Quarteto
- terça-feira | 14 de dezembro
Lummi - quarta-feira | 15 de dezembro
Kaynakani - quinta-feira | 16 de dezembro
Horário: 19 horas
Onde: Palco Lory F. (4º andar da CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Evento gratuito

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização