“O avesso da pele”, de Jefferson Tenório, venceu a categoria romance literário no Prêmio Jabuti 2021 | Foto: Carlos Macedo

Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 faz palestra na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 13/12/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

O Núcleo Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove nesta quarta-feira, 15 de dezembro, uma palestra com o escritor Jeferson Tenório, autor de “O avesso da pele”, vencedor da categoria romance literário no Prêmio Jabuti 2021. A atividade acontece às 14h30, na Sala Sérgio Napp 1, no segundo andar do Prédio Gasômetro (CCMQ, Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). A palestra tem entrada franca, mediante inscrição prévia pelo e-mail educativoccmq@gmail.com

 
A convite da CCMQ, Tenório aborda a questão da negritude em relação ao contexto cultural brasileiro. A atividade é um desdobramento das ações de difusão da Biblioteca Básica Brasileira, iniciada em vida pelo sociólogo  Darcy Ribeiro (1922 —1997), e ampliada pela Fundação que leva seu nome. A mediação da palestra estará a cargo da escritora Lilian Rocha.

Clara Marques e Andrei Moura, do Núcleo Educativo, explicam que a CCMQ recebeu da Fundação Darcy Ribeiro uma expressiva doação de publicações da Biblioteca Básica Brasileira, um recorte da produção cultural do País, selecionado por Darcy Ribeiro, antropólogo e sociólogo que se debruçou sobre a cultura e a identidade latino-americana. “A Biblioteca Básica Brasileira foi concebida com o objetivo de proporcionar ao povo brasileiro um conhecimento mais profundo acerca de sua história e cultura, um instrumento para apresentar o Brasil aos brasileiros. A Coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e Criação literária”, destaca o texto da Fundação.

A Biblioteca Básica Brasileira reúne obras literárias e científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil, a partir do século XVI. Dentre os autores destacam-se Hans Staden – que apresenta a primeira obra publicada sobre o Brasil, em 1564 –, Manuel Bonfim, Alcantara Machado, Euclides da Cunha, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu e Lima Barreto, entre outros.

Nesse contexto de fomento a olhares profundos e diversos sobre as realidades do País e das manifestações populares, Jefferson Tenório aborda o tema “A representação negra na arte e na cultura brasileira”. Os participantes da palestra receberão publicações da coleção Biblioteca Básica Brasileira.

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018). O avesso da pele (2020) é seu romance mais recente, publicado pela editora Companhia das Letras, vencedor do Prêmio Jabuti 2021.

Lilian Rose Marques da Rocha é natural de Porto Alegre, Farmacêutica e Analista Clínica (UFRGS), Especialista em Homeopatia (ABH), Musicista (Liceu Palestrina), Escritora, Facilitadora Didata de Biodanza (IBF), com formação em Educação Biocêntrica (CDH/UB). Autora de diversos livros, integra a Coordenação do Sarau Sopapo Poético, a Comissão Sobre a Verdade da Escravidão do Rio Grande do Sul, da OAB-RS, a Academia de Letras do Brasil - Seccional RS e o Conselho da Associação Negra de Cultura (ANdC), dentre várias outras entidades.

A Fundação Darcy Ribeiro é uma instituição dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, sociais e científicos. Criada em 1996 por Darcy Ribeiro, a Fundação tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e detém os direitos autorais de seu instituidor. Tem sede própria na cidade do Rio de Janeiro e mantém representação em Brasília, no Memorial Darcy Ribeiro, localizado no campus da Universidade de Brasília (UnB), onde abriga o acervo documental e as bibliotecas dos antropólogos Darcy e Berta Ribeiro.

A representação negra na arte e na cultura brasileira | Palestra com Jeferson Tenório
Quando: 15 de dezembro | quarta-feira
Horário: 14h30
Onde: Sala Sérgio Napp 1 | 2º andar CCMQ - Prédio Gasômetro 
Inscrições gratuitas pelo e-mail educativoccmq@gmail.com

Patrocinador Master
Apoio
Realização