Ariele lançou o primeiro EP, Ciclos, em agosto deste ano | Imagem: vídeo-reprodução

Ariele é a convidada do mês no Projeto Música no Terraço

Publicado em 23/12/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

O Projeto Música no Terraço tem novo vídeo disponível no Youtube e no Instagram da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A convidada do mês de dezembro é a cantora, escritora, MC e slammer Ariele, conhecida como “Proletarie” em slams e batalhas de rimas.

Ariele começou a compor muito cedo, como válvula de escape para tratar das dificuldades do cotidiano de uma criança negra da periferia de Porto Alegre. Nesse contexto, encontrou o movimento hip-hop e a cultura política de resistência que dele provém como grande influência de sua obra. Sua história é a herança da luta de mulheres negras, LGBTs e comunidades marginalizadas na disputa por espaço de narrativa dentro e fora da música. Sob essa inspiração, Ariele utiliza a arte também como um instrumento de sobrevivência e ampliação das vozes da comunidade preta. A cantora iniciou a carreira artística nos bares da Cidade Baixa, ainda em 2013, na época, com 15 anos. Em 2020, lançou o primeiro single, "Fei Jão", com produção de João Pedro Cé e participação de Diego Schutz, e o videoclipe produzido pela Nós em Arte. O primeiro EP, Ciclos, foi lançado em agosto deste ano.

Acompanhada por Diego Schütz, no teclado, Ariele apresenta canções do trabalho autoral neste que é o terceiro vídeo do Projeto Música no Terraço. A iniciativa da instituição, com patrocínio do Banrisul, vem divulgando o trabalho de novos talentos locais, com gravações mensais feitas no terraço do sétimo andar pela equipe da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre). Os vídeos das edições anteriores, com Pedro Cassel e Marcelo Amaro, também estão disponíveis no YouTube e Instagram.

(Texto: Daniel Scheffel Corrêa da Silva | Edição: Ludwig Larré)

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização