Geisa Abreu e Jonathan Spinelli mostram repertório camerístico da obra teatral de Shakespeare | Foto: Fernando Pires

Duo Abreu & Spinelli apresenta músicas do teatro shakespeariano na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 22/04/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) recebe neste domingo, 24 de abril, o espetáculo “The Food of Love”, as músicas do teatro shakespeariano, recital de soprano e violão clássico, com o Duo Abreu & Spinelli. A atração musical integra a programação paralela à exposição “A Casa do Tempo”, que ocupa cinco ambientes do complexo cultural. O recital acontece às 19h, com entrada franca, no Jardim Lutzenberger, no 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

Formado em 2015, pela soprano Geisa Abreu e pelo violonista Jonathan Spinelli, o duo desenvolve amplo repertório camerístico com obras originais para voz e violão, de diversos compositores e períodos, e arranjos exclusivos para esse formato de música de câmara. Em 2019, com financiamento via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Duo Abreu & Spinelli lançou o CD “The Food of Love” – as músicas do teatro shakespeariano, com base em pesquisa sobre o repertório musical dentro da obra de William Shakespeare (1564-1616).

A exposição “A Casa do Tempo”, organizada por alunos do curso de especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS, pode ser visitada até o dia 15 de maio na CCMQ. Os cinco núcleos curatoriais, que envolvem fotografia, memória, música, cinema e outras linguagens, ocupam o Espaço Maria Lídia Magliani (5º andar), a Sala Radamés Gnattali (4º andar), o Laboratório Vania Toledo (3º andar), o Memorial A Casa do Poeta e o Espaço-experimento Jardim de Inverno (2º andar).

THE FOOD OF LOVE

O trabalho de pesquisa e concepção musical desenvolvido pelo Duo Abreu & Spinelli se constrói a partir da dramaturgia shakespeariana. A música começou a subir ao palco na voz dos atores e por meio dos músicos que executavam canções em cena. De início, eram músicas conhecidas do público, escolhidas, provavelmente, pelo próprio Shakespeare, e incluídas nas peças de forma similar às trilhas sonoras da atualidade. O sucesso do experimento levou o próprio Shakespeare a escrever poemas que se tornariam músicas para serem executadas durante as peças. No recital de domingo, além das músicas do CD “The Food of Love”, o Duo Abreu & Spinelli apresenta uma seleção especial do repertório, que vai da renascença espanhola à Bossa Nova.

DUO ABREU & SPINELLI

A soprano Geisa Abreu, mestra em Linguística Aplicada e especialista em Língua e Literatura Inglesa, é diretora artística do espetáculo “O amor, a voz e o violão: da Renascença à Bossa Nova”, que apresenta uma trajetória histórico-musical de canções de amor para voz e violão. Também é pesquisadora de língua e linguagem, produtora, idealizadora e responsável pelo projeto “The Food of Love”.

Jonathan Spinelli é mestre e doutorando em Práticas Interpretativas e bacharel em Violão Clássico pela UFRGS. É professor de música, arranjador e diretor musical dos espetáculos “O amor, a voz e o violão: da Renascença à Bossa Nova” e “The Food of Love”.


The Food of Love, recital de soprano e violão clássico, com o Duo Abreu & Spinelli
Quando:
24 de abril | domingo
Horário: 19h
Onde: Jardim Lutzenberger, 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)
Entrada franca


Duo Abreu & Spinelli nas redes sociais:
http://www.duoabreuespinelli.com.br/
https://www.facebook.com/duo.abreu.spinelli
https://m.youtube.com/c/DuoAbreuSpinelli
https://www.instagram.com/duo_abreu_spinelli/

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização