Laura Finocchiaro mostra músicas do novo álbum, sucessos dos 40 anos de carreira e canções de Lory F. | Foto: Shala Filippi

Laura Finocchiaro lança novo álbum em show gratuito na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 02/05/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ
 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe na sexta-feira, 6 de maio, o show de lançamento do álbum “Oxigênio”, de Laura Finocchiaro. O espetáculo acontece às 19h, com entrada franca, no Palco Lory F., 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

A cantora, compositora, guitarrista e produtora musical celebra os 40 anos de carreira no espaço que leva o nome da irmã, Lory F., baixista, cantora e compositora falecida em 1993. O show tem participação das atrizes Anette Naiman, vinda diretamente de São Paulo para interpretar Lory F., Eleonora Prado, que fez backing vocal no primeiro show autoral de Laura (Minha Grande Paciência Ser Gente/1982) e Deborah Finocchiaro, irmã caçula do clã de artistas da música, das artes cênicas e das artes visuais.

O show da sexta-feira, 6 de maio, transita pelos 40 anos de carreira de Laura Finocchiaro, que saiu de Porto Alegre aos 20 anos, em março de 1983, para uma temporada no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, lá se radicando e desenvolvendo a carreira até os dias atuais. O espetáculo também traz canções de Lory F. e mescla músicas que marcaram quatro décadas de estrada de Laura com as novidades do álbum “Oxigênio”, gravado e produzido por ela própria em home estúdio durante a pandemia, e lançado nas plataformas de streaming em novembro de 2021.

“Oxigênio”, lançamento da Sorte Produções, empresa de Laura Finocchiaro, tem distribuição da CD Baby e reúne os singles “A vagar”, lançado em março de 2020, “Asfixia” (maio/2020), “Minas sonoras” (novembro /2020), “Hino à diversidade” (julho/2021) e “Vírus” (agosto/2021). Impulsionada pela apresentação na segunda edição do Rock in Rio, em 1991, a carreira musical de Laura soma 17 álbuns autorais, dezenas de trilhas sonoras e canções inseridas em coletâneas, programas de televisão e peças teatrais. Marcada pelas bandeiras da justiça social e do respeito às diferenças, a voz de Laura Finocchiaro se ergue por um mundo mais justo e pelo combate ao machismo e à lgbtfobia, enfrentando também as correntes hegemônicas da indústria fonográfica. “Ser artista independente no Brasil é uma forma de resistência. Não há políticas públicas que nos contemple”, afirma a artista.

Ficha Técnica:
Direção geral, produção musical, arranjos, voz, guitarra, violão, bases eletrônicas: Laura Finocchiaro
Performance artística interpretando Lory F.: Anette Naiman
Texto de abertura e vocais: Eleonora Prado
Performance e vocais: Deborah Finocchiaro
Textos: Carla Paes Leme
Divulgação: Ricardo Finocchiaro e Sheila Gomes
Fotos: Marian Starosta
Design: Valder Valeirão
Produção e Realização: Ricardo Finocchiaro e Sorte Produções                                                                     

Show e lançamento do álbum Oxigênio de Laura Finocchiaro
Quando:
6 de maio | sexta-feira
Horário: 19h
Onde: Palco Lory F. (4º andar da CCMQ - CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)
Entrada Franca

Patrocinador Master
Apoio
Realização