Ciclo de debates “Toda escola é uma casa de cultura” aborda direitos LGBTQIAP+
Publicado em 09/05/2022
POR DANIEL CORRÊA DA SILVA | EDIÇÃO: ASCOM CCMQ
A terceira atividade do ciclo de debates realizado pelo Núcleo Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acontece no sábado, dia 14 de maio. O ciclo de debates “Toda escola é uma casa de cultura” tem transmissão das 9h às 12h pela plataforma Zoom e pelo YouTube da CCMQ, onde os dois encontros anteriores também estão disponíveis. O debate deste terceiro encontro aborda direitos LGBTQIAP+, tema relacionado ao Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia e Transfobia, celebrado em 17 de maio.
Os convidados do mês de maio são a psicóloga e mestre em Psicologia Social Ana Carolina Tittoni da Silveira e os historiadores, mestrandos em História pela UFRGS e integrantes do CLOSE – Centro de Referência da História LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul, Caio Tedesco e Mozart Carvalho. A atividade vai debater o papel da escola na luta contra a LGBTfobia, a falta de informação e o preconceito contra as formas não-normativas de relacionamento.
O ciclo de debates “Toda escola é uma casa de cultura” terá um total de 54 horas de debates voltados à construção de uma educação democrática e decolonizada. Os nove encontros contam com palestrantes de diferentes áreas, como artistas visuais, musicistas, poetas, advogados, historiadores e profissionais da saúde. O enfoque multidisciplinar busca estimular que os educadores tornem a escola cada vez mais um espaço de inclusão. A programação completa está no site da CCMQ.
Ciclo de Debates “Toda escola é uma casa de cultura” - Direitos LGBTQIAP+
Quando: 14 de maio | sábado
Horário: das 9h às 12h
Onde: Plataforma Zoom (para inscritos previamente) e ao vivo pelo YouTube da CCMQ.