Ensaios para o espetáculo de dança franco-brasileiro aconteceram na Sala Cecy Frank da CCMQ | Foto: Carlos Ávila

Noite das Ideias leva debate e espetáculo de dança à CCMQ

Publicado em 09/05/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ
 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe nesta quarta-feira, 11 de maio, a Noite das Ideias, evento realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre com apoio de instituições francesas e parceiros locais. A atividade envolve um debate e um espetáculo de dança, que acontecem a partir das 18h30, com entrada franca, no Teatro Bruno Kiefer, 6º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

A Noite das Ideias, evento internacional dedicado ao livre fluxo de ideias e conhecimentos chega à sétima edição mundial e se realiza pela terceira vez no Brasil, este ano, com o tema “(Re)construir juntos”. A atividade desta quarta-feira se propõe a expandir os debates sobre resiliência e reconstrução de sociedades que enfrentam desafios únicos, solidariedade e cooperação entre indivíduos, grupos e Estados, mobilização das sociedades civis e os desafios da construção e produção.

O Instituto Francês de Paris, desde 2016, convida instituições culturais e educacionais da França e do mundo a celebrar a livre circulação de ideias e troca de conhecimento. A Noite das Ideias realiza, desde então, conferências, encontros, fóruns e mesas redondas, assim como exibições, apresentações artísticas, exposições, concertos e oficinas em torno de um único grande tema internacional. A ideia é misturar os diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade.

O debate de ideias, sobre o tema “(Re)construir juntos”, reúne a professora de dança Mônica Fagundes Dantas e o rapper Rafa Rafuagi, com mediação do produtor musical Otávio Moura. A proposta é refletir sobre as possibilidades de reconstruções culturais entre diferentes países. Logo a seguir, às 20h, também no Teatro Bruno Kiefer, acontece o espetáculo de dança franco-brasileiro, criação coletiva da companhia Chriki’Z (La Rochelle, França) com seis bailarinos estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS.

O processo de criação da coreografia foi um trabalho conjunto entre os estudantes Isadora Rosito Schmidt, Carlos Eduardo de Ávila Silveira, Débora Spier, Eduarda Sorgato, Jeferson Cabral e Iara Diez, e os franceses Amine Boussa e Damien Bourletsis da companhia de dança Chriki'Z. Os ensaios aconteceram no Centro Cultural da UFRGS e na Sala Cecy Frank, na CCMQ.

NOITE DAS IDEIAS 2022
Quando:
11 de maio | quarta-feira
Horário: 18h30 - Debate de Ideias | 20h - Espetáculo de dança
Onde: Teatro Bruno Kiefer, 6º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita - Classificação livre

Patrocinador Master
Apoio
Realização