Arte têxtil, identidade cultural e consciência ambiental no reaproveitamento de peças de vestuário | Foto: Flowjack

Vitrine CCMQ realiza oficina gratuita de arte têxtil e reaproveitamento de peças de vestuário

Publicado em 12/05/2022

POR DANIEL CORRÊA DA SILVA | EDIÇÃO: ASCOM CCMQ

“Tecendo em Tinta Preta”, atual proposta de ocupação do Projeto Vitrine CCMQ, inicia nesta sexta-feira, 13 de maio, o ciclo de atividades paralelas. Na troca de saberes que acontece às 18h, no térreo da CCMQ, os artistas Flowjack, Ariel Lexistão e Janice Rosa apresentam técnicas em arte têxtil e reaproveitamento de peças de vestuário.  O Projeto Vitrine CCMQ é uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), e do RS Criativo - programa governamental estratégico voltado à economia criativa.

Lançado em maio do ano passado, o Projeto Vitrine CCMQ já proporcionou espaço privilegiado e ajuda de custo para exposição e comercialização de produtos de arte e economia criativa a outros cinco projetos selecionados. Todos os ocupantes do espaço desenvolvem programação paralela gratuita voltada ao compartilhamento de técnicas e conhecimentos.  

A programação paralela da ocupação “Tecendo em Tinta Preta” tem sequência no sábado, 14 de maio, às 15h, com a oficina de artes visuais na qual Ariel Lexistão e Flowjack apresentam o processo criativo, referências com dinâmicas criativas de grupo e trocas de experiências práticas. No dia 21 de maio, às 15, acontece uma troca de saberes com Janice Rosa, que resume a trajetória de profissional da moda e artista visual com olhar atento à cultura cigana, ao empoderamento feminino, à economia criativa sustentável e ao reaproveitamento de materiais descartáveis. No dia 22 de maio, às 10h, Janice Rosa e Flowjack ministram mais uma oficina de artes visuais. As inscrições para todos os encontros são gratuitas e devem ser feitas on line neste link.

Patrocinador Master
Apoio
Realização