Evento dá visibilidade aos negócios e à identidade cultural dos queijos gaúchos | Fernando Kluwe Dias

CCMQ recebe o 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul

Publicado em 24/05/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), sedia na sexta-feira e no sábado (dias 27 e 28 de maio), uma série de painéis e a feira de queijarias que integram as atividades do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul. O evento promovido pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), tem apoio do RS Criativo – programa governamental estratégico voltado à economia criativa.

A programação conta ainda com oficinas de harmonização, coquetelaria de lácteos e degustação, realizadas em parceria com o Lola Bar e o Restaurante Térreo, parceiros comerciais da CCMQ. A exposição fotográfica “Queijo Artesanal Serrano: Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”, com registros de Fernando Kluwe Dias e pesquisa de Jaime Ries, João Luz e Saionara Wagner, fica aberta à visitação, no saguão do 2º andar do complexo cultural até o dia 6 de junho.

O 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul tem por objetivo divulgar e fomentar a cadeia produtiva da queijaria gaúcha, valorizando frente ao público consumidor os produtores locais e os queijos que fazem parte da nossa cultura. A iniciativa da AGL pretende reduzir obstáculos enfrentados pelos pequenos laticínios gaúchos, dando visibilidade à qualidade da produção. Ao longo do evento, serão avaliados cerca de cem queijos oriundos de diversas regiões do estado. As discussões realizadas na CCMQ vão abordar temas como regularização de queijos artesanais, identidade cultural e turismo de experiência, entre outros aspectos relativos ao incremento do setor e ao futuro dos negócios que envolvem o mercado de queijos de produção artesanal.  


1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul - Programação

27 de maio | sexta-feira

14h às 19h - Feira das Queijarias Gaúchas, na Travessa dos Catavento - Entrada franca

14h - Painel Regularização de queijos artesanais, com mediação da médica veterinária Raquel Mesquita, doutora em Produção Animal e sócia do iRoots, e de Cátia Giacoment, médica veterinária da inspeção municipal de Bom Jesus - RS. Os painelistas são a médica veterinária, Cristina Grecellé, doutora em Microbiologia, professora e consultora em alimentos artesanais; o  médico veterinário Endrigo Pradel, chefe da inspeção estadual - SEAPDR-RS, e a médica veterinária Camila Beatriz Bonatto, consultora e responsável técnica de queijarias.

15h - Painel Queijos artesanais: identidade cultural & turismo de experiência, com mediação de João da Luz, extensionista da Emater/RS e co-autor do livro Queijo Artesanal Serrano – identidade cultural nos campos de cima da serra, e Mariana Rosa, sócia da Canto Queijaria – Queijos Artesanais e Experiências Gastronômicas. Os painelistas são a médica veterinária e comunicóloga Renata de Paoli Santos, especialista em queijos e marketing de alimentos; o médico Alexander Ribeiro de Liz, proprietário da Chácara dos Padres – Queijo Serrano E Turismo Rural, e a arquiteta Christina Schmitz, sócia da Queijaria Três Montes – queijos gaúchos com inspiração francesa.

16h - Mesa-Redonda Queijo artesanal no Brasil e no RS: o que esperar para o futuro, mediada pela médica veterinária Saionara Wagner, professora da UFRGS e co-autora do livro Queijo Serrano – identidade cultural dos campos de cima da serra, e pelo chef de cozinha Rodrigo Bellora, proprietário do Valle Rústico, Guaraipo e A Tubuna. Os debatedores são o produtor de queijo artesanal Augusto de Barcelos, da queijaria Tio Lico, estudante de técnico em agropecuária; a médica veterinária Renata de Paoli Santos e Falco Bonfadini, queijista, fundador da Galeria do Queijo em São Paulo, presidente da Comerqueijo e jurado no World Cheese Awards.

Os painéis e a mesa-redonda acontecem na Sala Sérgio Napp 1, no segundo andar da CCMQ. Ainda na sexta-feira, acontecem os julgamentos dos vencedores do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul. A atividade ocorre na Sala Hermes Mancilha, no 4º andar, com acesso apenas aos jurados.

28 de maio | sábado

9h - Painel Negócios & queijos artesanais, na Sala Sérgio Napp 1, com Falco Bonfadini, Shay Trequesser, consultor e queijista da Casa Vivá, em Porto Alegre, e Tiago Dias Pascoal, queijista, proprietário da Ao queijo, em Florianópolis.

10h às 19h - Feira das Queijarias Gaúchas, na Travessa dos Catavento – Entrada franca

15h - Divulgação dos Queijos Premiados, atividade aberta ao público, no saguão do 2º andar da CCMQ.


Inscrições - A participação nos painéis e na mesa-redonda do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul tem inscrições gratuitas, com vagas limitadas, pelo site da AGL. Para as oficinas temáticas de degustação, harmonização e coquetelaria de lácteos há taxa de inscrição, via Sympla, também com vagas limitadas.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização