Marilene Bertoncheli (1958 - 2008) foi secretária adjunta de Cultura do Estado | Foto: arquivo família Bertoncheli

Sedac inaugura espaço em homenagem a Marilene Bertoncheli na CCMQ

Publicado em 26/05/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) inaugura nesta quinta-feira, 26 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Espaço Marilene Bertoncheli, localizado no térreo do complexo cultural da Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre. O ato inaugural do espaço que homenageia a fundadora do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/RS) acontece às 18h, com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A abertura da exposição “Jaguari, terra das belezas naturais”, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da terra natal da homenageada marca a inauguração do novo espaço expositivo da CCMQ. Durante os próximos dez dias, o Espaço Marilene Bertoncheli mantém a exposição de fotografias e produtos artesanais típicos da gastronomia de Jaguari, como os vinhos, os embutidos e as cucas. Após a cerimônia de inauguração, haverá degustação dos produtos da agricultura familiar ao som do renomado músico nativista jaguariense Nilton Ferreira.

A HOMENAGEADA

Natural de Jaguari, na região central do estado, Marilene Bertoncheli (1958-2008) passou a atuar como diretora do Núcleo Cultural de Jaguari, em 1991, e logo iniciou trajetória de representação, passando a ser coordenadora regional da região Centro do Rio Grande do Sul. Em 1994, foi fundadora do Codic/RS e, durante vários anos, diretora técnica da Famurs e conselheira estadual de Cultura. Foi também diretora-geral da Sedac, na gestão do secretário Roque Jacoby, e secretária adjunta de Cultura do Estado, na primeira gestão do secretário Victor Hugo. Criadora do festival “Grito do Nativismo Gaúcho do Jaguari”, organizou várias publicações, entre elas o Guia do Dirigente Municipal de Cultura e o Guia do Administrador Municipal - Orientações e Procedimentos para uma Gestão Eficiente. Foi criadora do Prêmio Cultura RS.

Patrocinador Master
Apoio
Realização