Luiz Thunderbird fala sobre a televisão brasileira e os movimentos musicais no país | Foto: André Peniche

Thunderbird faz palestra sobre música e televisão na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 07/06/2022

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ

O músico e apresentador Luiz Thunderbird fala sobre música e televisão no Brasil na próxima segunda-feira, 13 de junho, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). A palestra acontece às 19h, no Auditório Luis Cosme, no 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico), com apoio do Instituto Estadual de Música (IEM), também vinculado à Sedac, do RS Criativo - programa estratégico do Governo do Estado, e da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). A atividade tem entrada franca.

A palestra de Thunderbird aborda a história da televisão brasileira, intimamente ligada aos movimentos musicais, e a evolução até os dias de hoje. O apresentador discorre sobre os festivais dos anos 60 e 70, nas TVs Record, Tupi e Globo, que lançaram artistas e tendências no cenário musical. Nos anos 80, surgem os grandes festivais de rock e os primeiros programas musicais jovens que abraçam aquela geração de roqueiros. O VJ que viveu os bastidores da emissora também fala sobre o nascimento, a evolução e a trajetória da MTV no Brasil. Thunderbird comenta ainda o cenário musical atual e a influência das emissoras de TV no mercado musical.

Luiz Thunderbird atuou na MTV, da criação da emissora até 2013. Na Rede Globo, participou de programas como TV Zona, Fantástico e Hollywood Rock, em 1994. Em 1997 e 1998, fez o programa Perdidos na Tarde, na Rede Manchete. Na TV Cultura, participou do seriado Caçadores de Mitos, em 2013 e 2014. No rádio, comandou os programas CV Zona (Costa Verde FM - RJ), em 1994, e Tapa Na Orelha, ao lado de Joana Ceccato, produzido no estúdio A Voz do Brasil, de 2002 a 2008. Na Web, manteve, em 2008 e 2009, o Thunderview, no site Showlivre. Desde 2014, comanda o Thunder Rádio Show e, desde 2017, o canal Music Thunder Vision no YouTube.

Na música, Thunderbird é fundador, vocalista, baixista e guitarrista da banda Devotos De Nossa Senhora Aparecida, que completou 35 anos, e prepara o sexto disco para comemorar o aniversário. Em 2010, fundou a banda Tarântulas & Tarantinos, atualmente em nova fase de músicas autorais. Também atua com as bandas ThunderStandarts (com Gaspa, ex-baixista do Ira) e Fuck Berry (versões em português de Chuck Berry). Entre 2005 e 2010, atuou como baixista e produtor musical de Júpiter Maçã. Thunderbird mantém ainda uma banda com a qual faz shows de clássicos do rock nacional e está gravando o primeiro disco solo, “Pequena Minoria de Vândalos”.


Palestra Música e Televisão no Brasil, com Thunderbird
Quando:
13 de junho | segunda-feira
Horário: 19h
Onde: Auditório Luis Cosme, 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico)
Ingressos gratuitos via Sympla

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização