Circo e Dança na Travessa dos Cataventos

Publicado em 11/03/2020

A Travessa dos Cataventos, no coração da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), recebe quatro espetáculos, entre os dias 17 e 27 de março. Os eventos fazem parte dos projetos “Cirquintana” e “A Casa Dança”, que integram o Plano Anual de Atividades da CCMQ. A programação tem entrada gratuita e classificação livre.
Todos os espetáculos são apresentados na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre. Em caso de chuva, a apresentação acontece na parte interna da CCMQ.

Plano de atividades - Com curadoria do diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, e convidados, o Plano Anual de Atividades é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O patrocinador apresentador é o Banrisul. Os projetos “Cirquintana” e “A Casa Dança” contam também com patrocínio cultural das Lojas Renner e da Icatu Seguros. A produção leva a assinatura da Cida Cultural, com realização da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Casa de Cultura Mario Quintana, Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania/Governo Federal.

SERVIÇO:
CIRQUINTANA - Espetáculo “Sobretudo”
Quando: 17/03 (terça)
Horário: 12h30

A CASA DANÇA - Espetáculo “Procuro-me”
Quando: 18/03 (quarta)
Horário: 18h30

CIRQUINTANA - Espetáculo “Re Tri Circo”
Quando: 19/03 (quinta)
Horário: 12h30

A CASA DANÇA - Espetáculo “Anacrônico Sincrônico”
Dia 20/03 (sexta)
Horário: 18h30

SINOPSES DOS ESPETÁCULOS:

Sobretudo - O espetáculo transita entre os sonhos de uma criança e a realidade de um adulto. Um malabarista apresenta um universo mágico de suas memórias, habilidades e verdades, que, a partir da técnica central do malabarismo, trabalha uma dramaturgia poética entre o circo, a dança e o teatro. Direção: Carol Cony. Elenco: Emerson Noise.


Procuro-me - O bailarino Maurício Miranda desenvolve movimentos inspirados nas sensações trazidas pelas esculturas do artista e designer José Vitor Reis, unindo técnicas de jazz e dança contemporânea, com coreografias desenvolvidas pelo intérprete criador junto de improvisação e interação com o público. Elenco: Maurício Miranda e José Vitor Reis.


Rei Tri Circo - O duo Re Tri Circo traz sua energia misturada com muitas habilidades circenses e acrobáticas. As cenas buscam proximidade e levam as pessoas a acreditarem que o impossível pode acontecer. O espetáculo contém várias técnicas, como malabarismo com bolas de futebol, contorcionismo, acrobacias em dupla, equilibrismo e um grande desafio ao final. Direção: Pablo Perez. Elenco: Francieli S. Bergmann e Pichacha Malabares.


Anacrônico Sincrônico - O espetáculo nasce de uma pergunta: que história conta a memória? Esse disparador propõe o encontro das referências pessoais que também problematizam a relação entre a dança e o teatro e as divisões e fusões entre expressões artísticas que fazem parte desta narrativa. A performance acende processos de transformação de vida na memória corporal e criativa dos atores. Criação e interpretação: Cibele Sastre e Heitor Schmidt.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização