Surpresa fica por conta da atriz e escritora Bruna Lombardi, musa e amiga de Quintana

Casa de Cultura celebra os 114 de nascimento de Mario Quintana

Publicado em 27/07/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC

Na semana em que se celebra o 114° aniversário de nascimento do poeta, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) presta uma homenagem especial ao patrono. E ninguém melhor para evocar a poesia atemporal de Quintana do que sua grande amiga e maior musa. Para marcar a data, a atriz e escritora Bruna Lombardi fará em vídeo a leitura do poema “Canção do amor imprevisto”. O vídeo vai estar disponível nas plataformas digitais da Casa de Cultura na quinta-feira (30), dia em que o poeta nasceu, no ano de 1906, na cidade de Alegrete.

Também como parte das comemorações, a CCMQ está lançando o projeto Poetas Diversos. “A proposta é restituir o som, as imagens e a escuta de líricas múltiplas, muitas vezes oprimidas no veloz correr dos dias e pela imposição esmagadora de padrões sociais”, comenta Diego Groisman, historiador da arte e diretor da Casa.

A iniciativa vai reunir jovens poetas, convidados a recitar textos autorais em vídeos a serem exibidos, nas segundas e quartas-feiras, ao longo do mês de agosto, nas plataformas digitais da Casa de Cultura.

Dentro da programação de aniversário de Mario Quintana, neste ano em que a Casa de Cultura completa 30 anos, acontece ainda o lançamento de uma plataforma digital com a proposta de reunir, em um único endereço on line, um acervo multimídia de fotos, documentos, vídeos, entrevistas e outros registros da obra e da trajetória do poeta. A Quintanoteca (https://nucleoartisticoccm.wixsite.com/quintanoteca) pretende facilitar a pesquisa sobre Mario Quintana, garantindo acesso público e gratuito ao material. “É uma maneira de organizar e valorizar esse acervo audiovisual e imagético, colaborando com a preservação da memória do poeta”, comemora o diretor da CCMQ, Diego Groisman.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização