Instituto Estadual de Música e Discoteca Pública Natho Henn celebram vida e obra de Teixeirinha no Dia do Patrimônio

Publicado em 11/08/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC

Durante o mês de agosto, o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn irão celebrar o Dia Estadual do Patrimônio – comemorado na segunda-feira, dia 17. Este ano, a temática escolhida pela Secretaria de Cultura do Estado é "Narrativas Abrangentes: Memórias e Identidades", e o IEL e a Discoteca propuseram uma homenagem a Teixeirinha.

Nascido no município de Rolante, em 3 de março de 1927, Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, foi um dos artistas mais prolíficos, múltiplos e bem-sucedidos do estado em todos os tempos. Maior vendedor de discos da história do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil – chegou a ser chamado de “O Rei do Disco” e até rivalizou com o ‘Rei’ Roberto Carlos –, recebeu 13 discos de ouro em sua carreira. Gravou mais de 50 álbuns e compôs aproximadamente 1.200 canções. Radialista igualmente de sucesso, apresentou o lendário “Teixeirinha Amanhece Cantando”, nas rádios Gaúcha e Farroupilha, durante a década de 1970. Teixeirinha também teve atuação destacada no cinema, protagonizando 12 filmes, sendo 10 deles lançados por sua própria empresa, a Teixeirinha Produções Artísticas.

Teixeirinha foi um raro artista da música regional rio-grandense a fazer sucesso nacional e internacional . Excursionou por todo o Brasil, pelas américas e pela Europa. Sua música permanece popular até hoje, mais de 3 décadas após sua morte. O artista também passou por cima de preconceitos. Sua música, considerada inicialmente de mau gosto, há muito vem sendo reavaliada, motivando inclusive estudos acadêmicos. No final de 2019, a Editora Diadorim publico a biografia, “Teixeirinha - Coração do Brasil”, do jornalista Daniel Feix.

A celebração da vida e obra de Teixeirinha não fica restrita à segunda-feira, 17, o Dia Estadual do Patrimônio. Neste fim-de-semana, o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Pública Natho Henn iniciam a programação especial, que segue até o dia 22 .

Para saber mais: www.cultura.rs.gov.br/dia-do-patrimonio

Texto: José Fernando Cardoso | jornalista / Discoteca Pública Natho Henn

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização