Adriana celebra a música, a poesia e apresenta canções do mais recente lançamento | Foto: Leo Aversa

Show marca o aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 16/09/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC

O Projeto Casa Virtual tem edição especial, na sexta-feira, 25 de setembro, data que marca os 30 anos de atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A cantora porto-alegrense Adriana Calcanhotto é a convidada para um encontro de celebração à música e à poesia, a partir de memórias afetivas da artista com a cidade.


O evento, que será transmitido ao vivo, às 20h, pelo Instagram @ccmarioquintana traz também homenagens a Mario Quintana e um pouco do envolvimento da artista com a poesia portuguesa. Entusiasta do legado de Fernando Pessoa e de outros poetas lusitanos, Adriana é embaixadora da obra de Mário de Sá-Carneiro no Brasil.

Depois de lançar “Margem”, em 2019, terceiro álbum da trilogia marítima, com turnê no Brasil, Europa e Estados Unidos, a artista tem trabalho novo. O álbum “Só canções da quarentena”, concebido, composto, registrado e lançado recentemente, também fará parte da festa.

A apresentação desta edição do Casa Virtual será da também cantora porto-alegrense Adriana Deffenti. “Estamos muito felizes em proporcionar ao nosso público esse momento especial. Adriana Calcanhotto, por sua relação com a música, poesia e artes visuais, pareceu o nome ideal para representar esse momento de celebração do aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana”, comemora Diego Groisman, diretor da CCMQ.


Adriana Calcanhotto e a poesia portuguesa

A poesia permeia a vida e a obra da cantora, compositora, escritora e ilustradora Adriana Calcanhotto, que foi casada com a cineasta, atriz e produtora cultural Suzana de Moraes, filha do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Adriana dividiu a vida com Suzana por 25 anos, até a morte da companheira, em 2015.

Em dezembro de 2015, Adriana fez um recital de poesia portuguesa e brasileira na Biblioteca Joanina, em Coimbra, ocasião em que foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra. Em 2017, fez residência artística e ministrou master classes sobre poesia portuguesa e brasileira, trovadores provençais e galegos, sobre a invenção da língua portuguesa e a canção popular do Brasil.

 

Casa Virtual – Edição Especial de Aniversário da CCMQ com Adriana Calcanhotto

Quando: 25 de setembro | Sexta-feira

Horário: 20h

Onde: Instagram da CCMQ | @ccmarioquintana

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização