A presidente da AACCMQ, Liana Zogbi, e o 1° tesoureiro, José Eduardo da Silva Vital

Associação dos Amigos é um dos pilares dos 30 anos de história da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 22/09/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), foi fundada em 21 de dezembro de 1984, mais de cinco anos antes da criação do centro cultural. A AACCMQ é a entidade legalmente constituída, sem fins lucrativos, que viabiliza a realização das atividades artísticas e culturais e de manutenção do prédio da Casa de Cultura. Também é de responsabilidade da Associação o encaminhamento dos projetos culturais que permitem a captação de recursos financeiros e patrocínios.

A Associação surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas engajadas à cultura, que obtiveram apoio fundamental do poder público, a partir da aprovação da Lei Estadual nº 7803, de 8 de julho de 1983. A legislação estabelecia a denominação de Casa de Cultura Mario Quintana ao prédio do antigo Hotel Majestic, nessa época, já incorporado ao patrimônio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com diretoria renovada a cada três anos, o atual quadro diretivo da AACCMQ é integrado por Liana Beatriz Ferreira Zogbi (presidente), Flavio Antônio Camargo Porcello (vice-presidente), José Eduardo da Silva Vital (1° tesoureiro), Luiz Gustavo Germano (2ª tesoureiro), Evelise Zimmer Neves (1ª secretária) e Matheus Cunha Silveira (2° secretário). O Conselho Fiscal é composto por Maria Regina Ferreira, Vanessa Maria Ferreira Dutra, Jussara Oliveira da Silva, Luiz Alberto Homrich Gusmão, Nicea Irigaray Brasil e Rony Leal Panzani.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, destaca que esse suporte permanente precede a própria fundação do aparelho cultural e tem sido fundamental ao longo da trajetória da instituição. “Nesta semana do aniversário de 30 anos da Casa de Cultura Mario Quintana, queremos valorizar um dos pilares mais importantes para o funcionamento de nossa Casa. A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana garante não apenas a preservação do patrimônio material, mas também a continuidade de políticas culturais da instituição”, ressalta Groisman.

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização