Programação virtual intensa vem marcando as comemorações dos 30 anos da CCMQ

CCMQ consolida políticas da Sedac voltadas à diversidade e ações inclusiva no campo cultural

Publicado em 24/09/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC

Os 30 anos de realizações da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), comemorados nesta sexta-feira, 25 de setembro, estão estreitamente associados à criação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), à qual o espaço cultural é vinculado. Ambas foram fundadas no mesmo ano de 1990. A Sedac festejou 30 anos no dia 20 de julho, data de aprovação da Lei Estadual Nº 9.117, proposta pelos ex-governadores Pedro Simon e Sinval Guazzelli.

Ao longo de três décadas, a CCMQ se consolidou como espaço para as mais variadas manifestações da arte e preservação do patrimônio cultural material e imaterial dos gaúchos, sempre em consonância com as políticas definidas pela Sedac. Refundada pelo governador Eduardo Leite, por meio da Lei N° 15.246, de 2 de janeiro de 2019, a Secretaria da Estado da Cultura vem ampliando ações de democratização do acesso à arte e implantando políticas inclusivas com forte atenção para a expansão dos espaços de diversidade.

Ao comemorar o aniversário, a Casa de Cultura Mario Quintana, por meio de sua equipe diretiva, corpo técnico e comunidade cultural integrada pela classe artística, bem como pelo público frequentador, recebe, com muita alegria as palavras do Governador do Estado, Eduardo Leite, expressas em vídeo gravado especialmente para a ocasião.

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização