Projeto arquitetônico destina área exclusiva para o público infantil e para o acolhimento de pais e professores

Literatura ganha espaço privilegiado entre os novos parceiros comerciais da CCMQ

Publicado em 02/10/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC


Livraria Taverna vai ocupar esquina da Travessa dos Cataventos com a Rua da Praia. Parceria cultural traz ações voltadas à formação de leitores e à promoção da cena literária.
 

A nova ocupação dos espaços comerciais da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736) está sendo construída em sintonia com o estatuto do equipamento cultural, que é um dos principais marcos do patrimônio público do Centro Histórico de Porto Alegre. A locação dessas áreas é administrada pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), que, após cumprir todos os prazos e etapas legais referentes aos contratos anteriores, busca parceiros capazes de agregar atrativos culturais ao público freqüentador.  

Já está confirmada, para o mês de novembro, a abertura da Livraria Taverna, no térreo da CCMQ, na esquina da Rua da Praia com a Travessa dos Cataventos. O projeto de arquitetura da loja, assinado pelo arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, propõe a valorização e integração com a linguagem do conjunto da Casa de Cultura, restaurando características originais do prédio e construindo um diálogo entre a Livraria, a Travessa dos Cataventos e a calçada da Rua dos Andradas. O interior da loja foi pensado como um espaço de estar e de leitura, como um ponto de encontro e de acolhimento entre leitores e escritores.

Fundada em 2014, a Livraria Taverna dedica suas prateleiras a livros de artes, ciências humanas, literatura, poesia e publicações independentes. Ao longo dos últimos anos, a Taverna se tornou um importante agente difusor da produção literária local, realizando inúmeros eventos e atividades culturais, como saraus, lançamentos de livros, cursos, palestras e grupos de leitura e pesquisa.

Formação de Leitores

A nova loja vai destinar um espaço de destaque para os livros de Mario Quintana e estimular ações que tornem a obra do poeta ainda mais acessível ao público. Embora a literatura infantojuvenil não tenha sido o foco da produção literária de Quintana, o poeta frequentemente é lembrado pela importância de sua obra destinada às crianças. Por isso, uma das frentes de atuação da Taverna junto à CCMQ será a formação de novos leitores. A livraria vai disponibilizar um catálogo qualificado para o público jovem, além de promover atividades pedagógicas direcionadas a crianças e adolescentes. O projeto de ocupação contempla uma área exclusiva para o público infantil e para o acolhimento de pais e professores.

A Livraria Taverna, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, assume o compromisso de contribuir com a manutenção da cultura do livro e da leitura, dando protagonismo às mais diversas vozes e expressões artísticas do nosso estado. O novo espaço comercial instalado na CCMQ se propõe a promover e ampliar horizontes no campo da produção literária contemporânea do Rio Grande do Sul, que revela escritoras e escritores de destaque em âmbito nacional. A inauguração da nova sede da Livraria Taverna vai enriquecer a programação de eventos voltados à literatura na Casa de Cultura Mario Quintana.

Patrocinador Master
Patrocinador
Realização