Traça Biblió percorre a CCMQ com o público infantojuvenil e recita textos de Quintana | Foto: Cláudio Etges

Vídeos do Projeto Pantufa Florida e Visita Virtual com a Traça Biblió são as atrações para o público infantojuvenil

Publicado em 08/10/2020

POR LUDWIG LARRÉ - CCMQ/ASCOM SEDAC
 

 Entre as ações, o lançamento do projeto Pantufa Florida, que leva para o vídeo as oficinas da Sala de Artes Sapato Florido, e uma visita virtual com a conhecida personagem Traça Biblió, interpretada pela atriz Dinorah Araújo.

 

Duas das mais tradicionais atividades voltadas para o público infantojuvenil da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) ganham novo formato para marcar o Mês das Crianças. As ações reafirmam o compromisso de gerar conteúdo on-line para todos os segmentos de público, mantendo as medidas de distanciamento social.

A Oficina de Arte Sapato Florido da Casa de Cultura Mario Quintana programou atividades virtuais especiais para o público infantojuvenil. Ao longo do mês de outubro, o projeto Pantufa Florida vai disponibilizar uma série de vídeos no canal da CCMQ no Youtube. Entre temas lúdicos e educativos, os vídeos trazem atividades interativas nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. Produzidos especialmente para o projeto por artistas convidados - Adriana Souza (Adriana Banana), João Lima, Luziana Cavalli, Karine Rico e Eduardo Montelli -, os vídeos serão apresentados nos finais de semana de outubro, a partir do dia 17.

Projeto Pantufa Florida
Quando:
a partir de 17 de outubro
Horário: a partir das 9h
Onde: canal da CCMQ no Youtube
 

Traça Biblió

A visita mediada “A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana” tem roteiro do jornalista, poeta e escritor Carlos Urbim (1948–2015) e de Dinorah Araújo, que também assina a produção. A atividade acontece na Casa de Cultura desde 2006, quando integrou a programação “Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana”. O novo formato da visita à CCMQ vai estar disponível no canal da CCMQ no Youtube no mês de outubro e também será exibido pela TVE-RS, canal 7.1.

Conduzida de forma lúdica, a visita apresenta a CCMQ aos visitantes, abordando o universo infantil da obra do poeta e aspectos alusivos à infância, contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre. Enquanto mostra detalhes da Casa de Cultura, que incluem o próprio quarto do poeta, Biblió fala poemas e textos de Mario Quintana, de obras como “Pé de Pilão”, “Lili Inventa o Mundo”, “A Rua dos Cataventos”, “Sapato Florido”, “Espelho Mágico”, “Caderno H”, “Esconderijos do Tempo” e “A Vaca e o Hipogrifo”, entre outros.

A personagem

Biblió é uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los, torna-se guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola. “Houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria. Pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo, tornou-se estrelinha do teatro gaúcho”, escreveu o próprio Carlos Urbim. Desde a montagem do livro “Uma Graça de Traça”, na década de 1990, Dinorah Araújo vem atuando com a personagem na peça infantil e na contação de histórias de vários autores. A bagagem da Traça Biblió já contabiliza quase 900 apresentações para um público de mais de 100 mil espectadores.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização