Celebração ao Festival destaca a expressão de artistas locais negros e negras

Cristal, Dona Conceição, Pâmela Amaro e Coletivo Poetas Vivos no Casa Virtual Especial Cinema Negro em Ação

Publicado em 23/11/2020

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ


A edição especial do Casa Virtual, na sexta-feira, 27 de novembro, abre a noite de premiações e homenagens do I Festival Cinema Negro em Ação. O Casa Virtual inicia às 20h, ao vivo pelo Instagram @ccmarioquintana. A celebração ao Festival destaca a expressão de artistas locais negros e negras. As atrações são a rapper Cristal, o músico de Alvorada Dona Conceição, a cantora e compositora Pâmela Amaro e o Coletivo Poetas Vivos.

Cristal e Dona Conceição são participantes do I Festival Cinema Negro em Ação, concorrendo, respectivamente, com o videoclipe da canção “Ashley Banks”, que tem direção de Cleverton Borges, e com o videoclipe “Azul”, dirigido pelo próprio Dona Conceição.

Pâmela Amaro é atriz, cantora, compositora e pesquisadora porto-alegrense. Seu canto potente permeia o território do samba com canções que abordam temas como o feminino doce e guerreiro, o amor, a fé e a ancestralidade africana. Mestre em Educação, Culturas e Humanidades pela UFRGS, Pâmela é co-fundadora do Sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia.

O Coletivo Poetas Vivos realiza intervenções culturais de poesia nas ruas, em bares e eventos, trabalhando a conscientização da população sobre o racismo e a violenta e opressiva realidade social do sistema. Os Poetas Vivos também realizam oficinas em escolas, desenvolvendo a escrita criativa e a poesia falada, tratando de racismo, sonhos e perspectivas de modo a  fortalecer a identidade étnico-racial diante do racismo estrutural, tendo a poesia como ferramenta de luta e resistência.

Nesta edição especial, que marca o Mês da Consciência Negra, o Casa Virtual promove uma grande celebração da arte negra local. As atrações constituem um recorte potente e verdadeiro do vigor de artistas que estão lançando novos trabalhos, expandindo pesquisas e integrando música, poesia, artes visuais e literatura.

Casa Virtual – Especial Cinema Negro em Ação
Quando:
27 de novembro – sexta-feira
Horário: 20h
Onde: Instagram @ccmarioquintana

Após o Casa Virtual Especial, a sessão de premiação e homenagens do I Festival Cinema Negro em Ação inicia às 22h30min. Assim como a toda a programação, a noite de encerramento do Festival tem transmissão ao vivo pela TVE-RS, canal 7.1 no sinal aberto, canal 7 na Net ou online no site da emissora. Também é possível assitir ao vivo o I Festival Cinema Negro em Ação pela fanpage da CCMQ, pela plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e pela TV Câmara Santa Maria, pelo canal 16 da Net e pelo canal 18.2 pelo sinal aberto, na região central do Estado.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização