Montagem da Exposição Mulheres nos Acervos, no Museu de Arte Contemporânea | Foto: Kevin Nicolai

Casa de Cultura Mario Quintana reabre para o público mediante agendamento de visitas

Publicado em 11/01/2021

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ
 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) reabre para visitação na quarta-feira, dia 20 de janeiro. As visitas precisam ser pré-agendadas.

Desde março do ano passado sem receber o público, em função das medidas de distanciamento social e de obras de adequação ao PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios), a CCMQ manteve uma intensa agenda de eventos pelas redes sociais e pelo canal do YouTube. “No período sem visitação pública, os espaços expositivos e museológicos foram ampliados e renovados pela equipe da Casa de Cultura. São algumas das novidades que o público poderá conferir, inicialmente, por meio de visitas agendadas”, explica o diretor da instituição, Diego Groisman.

Em um primeiro momento, a visitação estará restrita a um pequeno número de pessoas por turno. O agendamento deverá ser feito pelo e-mail visitaccmq@gmail.com. “Esta é a primeira etapa da reabertura, que será gradativamente ampliada. Vamos garantir que o público possa fruir os espaços culturais da maneira mais segura possível. As visitas pré-agendadas e com quantidade de público controlada nos garantem o cumprimento rigoroso de todos os cuidados sanitários que se fazem necessários”, observa o diretor da CCMQ.

Também mediante agendamento, o público poderá contar gratuitamente com uma opção de visita mediada pela equipe da Casa de Cultura. Durante o percurso, os mediadores apresentam um pouco da história do centro cultural e acompanham os visitantes pelos diversos espaços. A equipe está preparada para atender visitantes estrangeiros, caso necessário, em espanhol e inglês.

Outra novidade na retomada da visitação é o serviço de áudio descrição dos espaços da Casa de Cultura, que pode ser acessado por QR Code, enriquecendo a percepção particular de cada um dos ambientes. Além das novidades nos espaços expositivos e museológicos permanentes, a Casa de Cultura Mario Quintana reabre para o público com quatro novas exposições.

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS)

O MACRS apresenta a exposição Mulheres nos Acervos, resultado de trabalho das pesquisadoras de História da Arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari Nina Sanmartin. O trabalho de pesquisa e curadoria coletou e analisou dados sobre a presença da produção de artistas mulheres nas coleções públicas de artes visuais de Porto Alegre.

Espaço Maria Lídia Magliani

Para marcar a inauguração, o novo espaço, no átrio de acesso ao Jardim Lutzenberger, recebe exposição com curadoria da Daniele Barbosa, reunindo obras de artistas visuais negras. A exposição homenageia Maria Lídia Magliani (Pelotas-RS, 1946 | Rio de Janeiro-RJ, 2012), pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista e cenógrafa, que recentemente passou a dar nome ao espaço expositivo.

Sala Radamés Gnattali

Na Sala Radamés Gnattali, no 4° andar da CCMQ, os visitantes encontram a mostra “Aos carnavais que virão”, com curadoria do jornalista Diego Vacchi, graduando em História da Arte, que reúne registros fotográficos e documentos de uma pesquisa histórica sobre os carnavais de rua de Porto Alegre.  

Espaço Majestic 

No térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, o Espaço Majestic recebe o público com a instalação “Esqueleto no armário”, da artista visual Manoela Cavalinho. Com texto de apresentação a cargo do jornalista e doutor em Artes Visuais Eduardo Veras, a instalação traduz a resposta da artista aos traumas do período da ditadura militar nas memórias dos familiares de um possível ex-agente da repressão.


Visitas agendadas à Casa de Cultura Mario Quintana
COMO AGENDAR:
pelo e-mail visitaccmq@gmail.com
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização