Diva Menner é a convidada de Valéria Barcellos no Casa Virtual | Foto Diva: Gabriel Ferreira - Foto Valéria: Douglas Barcelos

Casa de Cultura Mario Quintana traz programação especial no Mês da Visibilidade Trans

Publicado em 14/01/2021

POR LUDWIG LARRÉ - ASCOM CCMQ

 

Casa Virtual, com Valéria Barcellos e Diva Menner, Sarau Poéticas em Trânsito e projeto Conversações mesclam expressão artística ao debate estrutural de pautas do ativismo trans. A programação será transmitida pelo Instagram @ccmarioquintana.  

As expressões da diversidade, permanentemente em pauta nas atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), recebem destaque no mês em que se celebra no Brasil o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro). Criada em 2004, a data assinala a primeira vez em que travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional para reivindicar atenção dos parlamentares às políticas de igualdade. Na ocasião, foi lançada a campanha nacional “Travesti e Respeito” – a primeira organizada por transexuais para a promoção do respeito e da cidadania.

“O mês de janeiro intensifica os esforços em dar visibilidade às lutas e amplificar a voz das pessoas trans, reafirmando a importância de manter e ampliar espaços para a expressão de artistas transexuais”, destaca Diego Groiman, diretor da CCMQ. “As atividades do Mês da Visibilidade Trans ressaltam o caráter institucional do combate à transfobia e dos esforços do poder público em garantir e reverberar a expressão de artistas ativistas da causa”, acrescenta Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Para a articulação das atividades do Mês da Visibilidade Trans, a Casa de Cultura convidou o ator e ativista Gustavo Deon, homem trans, que comanda a série Conversações e o Sarau Poético, além de integrar o júri do concurso fotográfico In-Transferível.


Conversações

A série Conversações, ação continuada da Casa de Cultura, traz debates conduzidos por Gustavo Deon. No dia 21 de janeiro, às 20h, a convidada é Glória Crystal, ativista da geração precursora dos movimentos pela liberdade das pessoas trans. No dia 28, no mesmo horário, Gustavo Deon recebe Lau Graef para falar sobre a questão da invisibilidade do homem trans.


Sarau Poéticas em Trânsito

Gustavo Deon conduz o Sarau Poéticas em Trânsito, no dia 27 de janeiro, às 20h. A pauta da visibilidade, direitos e liberdade se mescla ao lirismo. Participam do sarau a poeta Luka Machado, trans não binária, multiartista, atriz e diretora de arte, performer e pesquisadora, residente em Três Coroas, e Luna Ventura, travesti, estudante de Artes Plásticas pela Escola Guignard UEMG, atriz, performer e modelo, residente em São Paulo, participante do programa de TV “Born To Fashion”.


Projeto A Casa Dança

O lançamento do vídeo do bailarino trans Pedro Cunha, que integra o Projeto A Casa Dança, acontece no dia 29 de janeiro, às 20h. Pedro Cunha trabalha com dança urbana no vídeo que foi gravado na Casa de Cultura Mario Quintana, assim como os próximos lançamentos do Projeto A Casa Dança.


Casa Virtual

A cantora Valéria Barcellos recebe Diva Menner. A pernambucana foi a primeira cantora trans a participar do “The Voice Brasil”. O Casa Virtual especial, no dia 30 de janeiro, às 21h, encerra as celebrações do Mês da Visibilidade Trans.

 

Concurso Fotográfico In-Transferível

Durante o Casa Virtual especial, acontece o lançamento do concurso fotográfico In-Transferível, promovido pela CCMQ e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituições da Sedac – que vai destinar premiações a fotografias registradas em celular por pessoas transexuais. Com edital a ser lançado ainda em janeiro, vinte fotos selecionadas irão compor a mostra programada para o mês de junho na Casa de Cultura.

 

Mês da Visibilidade Trans na CCMQ

21/01 - 20h - Conversações com Gustavo Deon e Glória Crystal

27/01 - 20h - Sarau poético com Gustavo Deon e convidados

28/01 - 20h - Conversações com Gustavo Deon e Lau Graef

29/01 - 20h - A Casa Dança - lançamento do vídeo do bailarino Pedro Cunha

30/01 - 21h - Casa Virtual com Valéria Barcellos e Diva Menner

As atividades serão transmitidas pelo Instagram @ccmarioquintana

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização