Bloco da Laje 2020 | Foto: Divulgação Bloco da Laje

Bloco da Laje encerra programação virtual de fevereiro da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 22/02/2021

 

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

O Bloco da Laje é um coletivo de artistas que há dez anos faz o carnaval acontecer, seja ele na rua
ou nos palcos da cidade de Porto Alegre. O grupo construiu um trabalho autoral cênico, musical e carnavalizado, inspirado na cultura
popular e na composição de seus jogos e canções. O resultado é um produto cultural híbrido, que
transita entre diferentes segmentos artísticos. 

 

A resistência, a memória das manifestações populares e a esperança nos carnavais do futuro têm sido o estandarte da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) neste ano de folia sem contato presencial e aglomeração. A programação de lives, integrada à mostra “Aos carnavais que virão”, com curadoria do jornalista e graduando em História da Arte, Diego Vacchi, já foi embalada pela alegria e pelo ritmo dos blocos Turucutá Batucada Coletiva, Não mexe comigo que eu não ando só, Bloco da Diversidade e Maria do Bairro. O Bloco da Laje é o convidado para participar do Casa Virtual desse mês, encerrando esse desfile, dia 28/02, às 19h, pelo Instagram @ccmarioquintana.

A partir da exposição “Aos carnavais que virão” (confira vídeo no link), que pode ser visitada mediante agendamento pelo e-mail visitaccmq@gmail.com, a programação da CCMQ em fevereiro buscou construir alternativas de atividades virtuais no contexto da pandemia e das medidas de distanciamento social. “Definimos esta mostra no espaço expositivo da Sala Radamés Gnattali, no quarto andar da Casa, junto à Discoteca Pública Natho Henn e ao Instituto Estadual de Música (IEM), para manter o carnaval pulsante, neste momento em que a alegria da maior manifestação popular do Brasil não pode ser vivenciada da forma como gostaríamos”, comenta Diego Groisman, diretor da Casa de Cultura.

A presença do Bloco da Laje no que podemos chamar de “enterro dos ossos” da CCMQ reúne o anseio das multidões, que testemunharam e protagonizaram o renascimento do carnaval de rua em Porto Alegre, na última década, e a ligação afetiva entre o coletivo de artistas e o espaço cultural. “A Casa de Cultura já foi palco para um dos maiores ensaios abertos do Bloco da Laje e serviu de cenário para o videoclipe ‘O que tu tem, cidadão?’ (confira vídeo no link), gravado pelo Bloco junto com a banda paulista ‘Francisco, El Hombre’, recorda o diretor da instituição.

 

Casa Virtual de Carnaval – Bloco da Laje

Quando: 28 de fevereiro | domingo

Horário: 19h

Onde: Instagram @ccmarioquintana

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização