Daniele Barbosa conduzirá evento virtual paralelo à mostra "Somos todas um nó só" Foto: Daniele Barbosa - Divulgação CCMQ

Casa de Cultura Mario Quintana oferece programação virtual para o Mês da Mulher

Publicado em 02/03/2021

 

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

 

Com destaque ao Mês da Mulher, a Casa de Cultura preparou uma programação especial paralela a duas mostras que ocupam galerias da Casa ao longo do mês de março 

 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), elaborou cuidadosamente uma agenda cultural com diversas atividades dedicadas à valorização das mulheres, reafirmando sua importância na sociedade e intensificando os esforços em dar visibilidade às lutas e ampliar a voz das mulheres que sofrem qualquer tipo de violência.

Na concepção do diretor da CCMQ, Diego Groisman, “a equidade de gênero é uma das pautas mais urgentes na sociedade e, por isso, nossa programação de março abordará temas como o feminicídio e o racismo, mas também a força e a vitalidade das mulheres por meio da arte”. 

Para a articulação das atividades do Mês da Mulher, a CCMQ programou a mostra “Amor Fatal”, que acontece na sala Cecy Frank, 4º andar da Casa de Cultura. Com curadoria das museólogas Leila Pedrozo e Doris Couto, a exposição trata da tragédia do feminicídio e alerta às mulheres sobre os sinais da violência doméstica. A programação será feita, prioritamente, de forma virtual, e se for permitido agendamento para visitação, a informação se dará através das redes sociais, de acordo com os protocolos do governo do Estado.

Paralelamente à mostra "Amor Fatal", a CCMQ promoverá live pelo instagram @ccmarioquintana, com Deborah Finocchiaro, coordenadora do projeto “Confessionário – Relatos de casa”, do qual a Casa de Cultura é uma das embaixadoras; uma websérie e um programa de rádio para tratar do tema sobre a violência contra as mulheres. Débora vai receber Cristina Flores e Andrea Cavalheiro, atrizes que participam da série. 

Também integra a programação um encontro virtual, que ficará disponível no YouTube da Casa, paralelo à mostra “Somos todas um nó só”, que recentemente inaugurou o espaço na Casa em homenagem à artista visual pelotense Maria Lídia Magliani. 

O evento será conduzido pela curadora, Daniele Barbosa, com participação das artistas componentes da mostra – Mitti Mendonça, Virgínia Di Lauro, Balbina de Sá e Renata Sampaio –, e abordará questões acerca das vivências de mulheres negras no Brasil. Segundo a assessora de Diversidade da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Clarissa Lima, “o encontro virtual abordará um tema relevante, necessário e à altura de Magliani, artista gaúcha engajada no feminismo e em questões da negritude".

 

Mês da Mulher na CCMQ

8/3 | 19h - Encontro virtual paralelo à exposição "Somos todas um nó só"

Local: YouTube da CCMQ

22/3 - NOVA DATA: 29/03| 19h - Encontro virtual paralelo à mostra "Amor Fatal"

Local: Instagram da CCMQ

 

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização