Ana Cañas - Foto: Ariela Bueno | Kaya Rodrigues - Foto: Afrovulto

Ana Cañas e Kaya Rodrigues no show que encerra a programação do Mês da Mulher na CCMQ

Publicado em 15/03/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ


O Casa Virtual Especial do mês de março reúne a cantora e compositora paulista Ana Cañas e a gaúcha Kaya Rodrigues, cantora, atriz e uma das fundadoras do Bloco da Laje. A atração, conduzida pela também musicista e produtora cultural Miriane Brock, acontece no dia 31 de março, às 20h, com transmissão pelo Instagram @ccmarioquintana.

 

Ao longo do mês de março, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ - Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) esteve pautada em ações de visibilidade à força e à vitalidade das mulheres por meio da arte. A programação contou com atividades virtuais paralelas nas redes sociais. “A Casa de Cultura Mario Quintana sempre organiza seus eventos pensando nas pautas da diversidade, da valorização das mulheres e das minorias. Especificamente no mês de março, essas pautas não poderiam estar ausentes”, observa Diego Groisman, diretor da instituição.

É com essa perspectiva que o dirigente cultural projeta o Casa Virtual Especial do mês. “Pensamos em uma atração musical que se traduza da mesma forma em um evento de luta e visibilidade. O ativismo é uma das marcas do reconhecido trabalho de Ana Cañas, ao qual Kaya Rodrigues, mulher negra, agrega a pauta da negritude”, destaca Groisman.

A produtora cultural convidada pela CCMQ para articular o Casa Virtual Especial do Mês da Mulher é a também cantora Miriane Brock, que, além de produzir e mediar o encontro, vai dar uma mostra de sua arte. “Vou abrir com uma performance breve, chamo Kaya Rodrigues e, em seguida, Ana Cañas para conversarmos sobre os desafios da mulher no meio artístico. A última meia hora do Casa Virtual fica totalmente com o show de Ana Cañas”, antecipa.

Miriane Brock, cujo trabalho de artista e produtora cultural também traz a pauta marcante do feminismo, adianta um pouco mais sobre o clima do Casa Virtual. “Vai ser uma oportunidade de encerrar a programação do mês da mulher da Casa de Cultura com muito afeto e coragem. Afeto na música e coragem para discutir os desafios que ainda enfrentamos por ser mulher e artista em pleno 2021”, complementa.

ANA CAÑAS
Com 14 anos de carreira, sucesso de público e crítica, além de trilhas de novela na bagagem, Ana Cañas já lançou cinco álbuns de estúdio e um ao vivo. O mais recente, Todxs (2018), foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo (2019). Neste momento, Ana Cañas prepara o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, um tributo ao compositor Belchior. O projeto, iniciado em junho de 2020 durante a pandemia de Covid-19, nasceu da ideia de uma live única e transformou-se em um álbum e uma turnê integralmente dedicados ao compositor cearense.

KAYA RODRIGUES
Kaya Rodrigues é cantora, atriz e performer. Possui formação em teatro e pós-graduação em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Há dez anos, desenvolve pesquisa voltada à cultura popular, tendo sido uma das fundadoras dos coletivos Bloco da Laje, Criadoras Negras-RS e do Bloco Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só. A jornada musical de Kaya Rodrigues nasce do teatro e o trabalho é inspirado pelo encontro com sua ancestralidade para narrar episódios cotidianos.


Casa Virtual Especial Mês da Mulher com Ana Cañas e Kaya Rodrigues
Quando:
31 de março | quarta-feira
Horário: 20 horas
Onde: Instagram @ccmarioquintana

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização