Performances como "Amañecer", de La Negra Medeiros, foram gravadas conforme todas as medidas de preventivas em função da pandemia | Foto: Fabio Zambom

Paredes da CCMQ recebem projeções no Dia Internacional da Dança

Publicado em 22/04/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ


O Projeto A Casa Dança tem uma ativação especial em comemoração ao Dia Internacional da Dança. As paredes da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre) se tornam telas de projeção e convidam o espaço público a dançar, a partir das 19h30 do dia 29 de abril.

Iniciado em 2017, o Projeto A Casa Dança tem como característica a utilização dos espaços da CCMQ como cenário das coreografias. A iniciativa propõe o envolvimento da dança com as artes visuais, a música e o teatro, entre outras áreas, no desafio de dialogar com a locação escolhida. A inovação no formato do projeto, em função da pandemia, fez com que as apresentações, antes abertas ao público, migrassem para as telas.

A alternativa definida em função das medidas de distanciamento social agregou profissionais do setor do audiovisual que, assim como os bailarinos, observaram todos os cuidados sanitários exigidos na gravação dos vídeos exclusivos para a edição 2021 do Projeto A Casa Dança. Nos meses de janeiro e fevereiro, cinco espetáculos foram disponibilizados no Canal da CCMQ no YouTube.

Neste Dia Internacional da Dança, as performances de Pedro Cunha, Projeto Porto House Jam, Cia H Dança, La Negra Ana Medeiros e Macarenando vão ser projetadas no prédio do complexo cultural. Luka Ibarra, curadora convidada pela CCMQ para esta edição do projeto, explica que as projeções serão reproduzidas na fachada da Rua dos Andradas e na Travessa dos Cataventos. “A proposta da atividade alusiva ao Dia Internacional da Dança é enlaçar a arquitetura da Casa de Cultura e colocar as paredes para dançar, envolvendo o entorno do Centro Histórico nesse movimento”, comenta a bailarina e produtora cultural.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, ressalta que o Projeto A Casa Dança consolida a política cultural de transversalidade entre os diversos segmentos artísticos. “É uma alegria muito grande ver a Casa de Cultura não apenas como cenário, mas como personagem ativo desses registros audiovisuais produzidos com tanta qualidade em formato exclusivo para nossas redes sociais. No Dia Internacional da Dança, convidamos o Centro Histórico a dançar conosco, projetando o convívio que tanto desejamos retomar”, comemora o dirigente cultural.  


Dia Internacional da Dança - Projeto A Casa Dança - Projeção nas paredes da CCMQ
Quando:
29/04
Horário: 19h30
(Vídeos disponíveis no Canal da CCMQ no YouTube)

Patrocinador Master
Apoio
Realização