Elementos cênicos em escala reduzida foram produzidos com lixo reciclado pela Cia.Incomode-Te | Foto: Alex Ramirez

Instalação reúne teatro, miniaturismo e automação na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 01/06/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

A instalação Edifício Cristal pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, mediante agendamento prévio pelo e-mail visitaccmq@gmail.com. A atração está no andar térreo da ala Gasômetro na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

A iniciativa da Cia. Incomode-Te reúne elementos do teatro, das artes visuais, do miniaturismo e da automação. A dramaturgia costura o enredo de personagens fictícios em situações que envolvem o cotidiano da crise sanitária imposta pela pandemia. O palco e os cenários são compartimentos de uma cristaleira, que se transforma no Edifício Cristal. Os compartimentos reproduzem ambientes de cada um dos 11 apartamentos. Em cada unidade, uma vivência relacionada ao período de distanciamento social.

O visitante seleciona o número de um dos apartamentos, coloca o fone de ouvido e acompanha a narração na voz dos atores Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz. Efeitos de automação dão vida a detalhes cênicos de cada ambiente, que foi criado a partir do lixo reciclado dos membros do grupo.

Durante a concepção e montagem da instalação, os integrantes da Cia. Incomode-Te trabalharam em isolamento social, com reuniões por vídeo chamadas. O emprego de técnicas de miniaturismo, modelismo e maquetaria teve como resultado adereços em escala reduzida que garantem à produção todos os elementos cênicos de uma montagem teatral.

A narração do elenco, a trilha sonora, a iluminação e a cenografia, convidam o espectador a construir imaginariamente os protagonistas. Os personagens são um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.

A instalação Edifício Cristal é a última etapa do projeto que comemora os 12 anos de atividade da Cia. Incomode-Te. Produzida pela Primeira Fila Produções, a iniciativa foi contemplada pelo edital da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) para fomento do setor artístico, de acordo com a Lei Federal Aldir Blanc.

Os espaços foram concebidos por Liane Venturella e Nelson Diniz. Angelo Primon assina a trilha sonora original. A engenharia de som é de Juan Quintáns. O projeto luminotécnico e a automação levam a assinatura de Ricardo Vivian. Matheus Grimm é o responsável pela cenotécnica, e Ricardo Petry, pela identidade visual.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização