Diretor da CCMQ, Diego Groisman, e o cônsul Takashi Yokoyama | Foto: Kevin Nicolai

Consulado do Japão doa coleção de brinquedos tradicionais à Casa de Cultura Mario Quintana

Publicado em 02/07/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ
 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está incorporando ao acervo uma série de brinquedos tradicionais japoneses. A valiosa coleção doada pelo cônsul Takashi Yokoyama, em nome do Consulado do Japão em Porto Alegre, reúne cerca de 50 itens do imaginário infantil japonês, tão diversos e ao mesmo tempo tão próximos do universo lúdico de outras culturas.

A riqueza de detalhes da coleção e as pinturas feitas à mão revelam o colorido de brinquedos de praia, jogos de encaixar, piões, cordas de pular produzidas com fibras e tecidos artesanais e outros artefatos lúdicos que estimulam a criatividade. Entre os brinquedos doados pelo Consulado do Japão, constam adesivos raros e um kit de caligrafia em caracteres japoneses.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, ressalta que os brinquedos japoneses, confeccionados em metal, cerâmica e madeira, constituem uma doação expressiva a ser incorporada às ações educativas da instituição. “São brinquedos antigos, tradicionais e raros. A ideia é que esse acervo tenha tanto o propósito expositivo quanto seja utilizado pelo Projeto Educativo da Casa, para que crianças de outras culturas tenham contato com esse material”, observa.

Parte da coleção japonesa vai integrar a Brinquedoteca e a Vitrine do Brinquedo da Biblioteca Infantil Lucília Minssen, no 5º andar do complexo cultural. A equipe de arte-educadores da CCMQ também trabalha outras ações para que o público infantil tenha contato com a coleção. “Além do estreitamento das relações culturais entre o Japão e o Brasil, é um presente muito especial para o público que visita a instituição”, avalia Diego Groisman.

O cônsul do Japão em Porto Alegre, que conheceu e se encantou com o complexo cultural poucos dias antes de fazer a doação, almeja promover mais ações de intercâmbio de culturas com o povo rio-grandense. “Considero a Casa de Cultura Mario Quintana um centro de difusão cultural muito importante para o Rio Grande do Sul, e um de seus espaços é uma brinquedoteca, onde crianças e adultos podem experenciar diversos jogos e brinquedos. O intuito desta doação é compartilhar com mais pessoas o contato com este material cultural. Estes brinquedos tradicionais rústicos japoneses são simples, e qualquer pessoa pode usá-los. Creio ser uma ótima oportunidade para os gaúchos terem contato com a coleção que reúne peças vindas de várias regiões do Japão”, comenta Takashi Yokoyama.

O representante consular japonês, acompanhado pelo diretor da CCMQ, também visitou a secretária de Estado da Cultura. O encontro pavimentou o caminho para a ampliação das interações culturais entre as instituições. “A iniciativa do consulado japonês e a disposição do cônsul Takashi Yokoyama, sinalizam o estreitamento das relações para que possamos construir novas ações de aproximação entre culturas. Assim como em outras regiões do país, o Rio Grande do Sul tem uma presença e um legado marcante da colônia japonesa em diversos setores. Esse legado também é de extrema importância para a área cultural”, avalia a secretária Beatriz Araujo.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização