Elevadores centrais (ao fundo) para uso exclusivo do público. Movimentação de carga volta a utilizar elevadores independentes | Foto: Núcleo de Acervo e Memória/CCMQ

Novo sistema de elevadores prioriza a acessibilidade e facilita circulação do público

Publicado em 02/09/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), solucionou uma antiga demanda do público e da comunidade artística. A implantação do novo sistema de elevadores foi viabilizada com patrocínio do Banrisul e da Stihl, contando com importante parceria da Elite Elevadores.

Com a retomada das atividades presenciais, que cumpre todos os procedimentos sanitários e o controle de público para evitar aglomerações, os visitantes da CCMQ estão encontrando melhores condições de acessibilidade e segurança. O novo sistema de elevadores também atende às necessidades da comunidade artística, dos parceiros comerciais e dos servidores.

A iniciativa contempla as das demais instituições da Sedac sediadas no complexo cultural, que são o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Instituto Estadual de Música (IEM), a Cinemateca Paulo Amorim, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o RS Criativo e a Biblioteca Lucília Minssen. A segurança e a acessibilidade do público em geral e, em especial, de pessoas com dificuldade de locomoção, demandavam a readequação dos elevadores. Os equipamentos substituídos exigiam manutenção frequente que, quando ocorria, limitava o acesso a um único elevador ou às escadas.  

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, observa que o novo sistema de elevadores traz outros benefícios para o funcionamento do espaço cultural e para a locomoção dos visitantes. “O elevador do Teatro Bruno Kiefer não funcionava. Isso obrigava o uso dos elevadores reservados ao público para transporte de material cênico, prejudicando a correta utilização do equipamento. Também estava fora de operação o elevador de serviço do café da cúpula, que em breve estará recebendo um novo parceiro comercial. Todos os produtos do café e restaurante também precisavam ser carregados pelos elevadores de público. Com a nova estrutura, as cargas para o teatro e para o café da cúpula ficam com acesso exclusivo, assim como o deslocamento dos visitantes pelos elevadores de público”, comemora Groisman.

Patrocinador Master
Apoio
Realização