Iecine oferece o curso Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul

Publicado em 30/09/2021

POR ANDRÉA  CAMBOIM  | ASCOM IECINE


O Instituto Estadual de Cinema (Iecine), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está ofertando o curso Tópicos em História da Arte no Rio Grande do Sul. As inscrições gratuitas podem ser feitas até este domingo, 3 de outubro, mediante preenchimento de formulário on-line. O link de acesso aos encontros será disponibilizado após a confirmação da inscrição.

O curso se desenvolve em 12 encontros virtuais, entre 4 de outubro e 27 de dezembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30min. As atividades acontecem pelo canal do YouTube do Margs e pela plataforma Cultura Em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), também instituições da Sedac.

A coordenação do curso é de Paula Ramos e Paulo Gomes, do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os encontros contarão com a participação de pesquisadores convidados e especialistas nos temas discutidos. A programação do curso traz um panorama da História da Arte no Rio Grande do Sul, desde a experiência jesuítico-guarani até a contemporaneidade. Os professores pretendem exibir, contextualizar e analisar projetos e obras icônicas, em uma abordagem social, formal e simbólica. Acesse aqui o programa e o cronograma do curso.

A atividade apresentará personagens, trajetórias, eventos e instituições culturais. Serão abordadas expressões tradicionais do campo das artes visuais, como pintura, escultura e instalação, mas também arte pública, decoração de fachadas, fotografia, ilustração e arte cemiterial. “O curso integra o programa Revelando o Rio Grande, e busca oferecer repertório para artistas e realizadores a partir do estado do Rio Grande do Sul. É um passo importante para o Instituto Estadual de Cinema que, através do imaginário visual, pretende ofertar fundamentos e bases estéticas para quem faz audiovisual no RS e para o público em geral”, destaca o diretor do Iecine, Zeca Brito.

O evento também integra o Avançar na Cultura, projeto do Governo do Estado que investe R$ 76,1 milhões no setor cultural. “Cultura é arte, história, educação e muito mais. E o Avançar na Cultura vem justamente para impulsionar toda essa potencialidade, alocando recursos em diversas áreas, apresentando projetos que capacitem e deem ferramentas para um melhor desenvolvimento dos trabalhos”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

 

Patrocinador Master
Apoio
Realização