A trajetória do ambientalista e a história do Jardim Lutzenberger é um dos temas em debate | Foto: Mônica Reis

Exposição “Nômades/Bikost” e Jardim Lutzenberger são temas da série Conversações

Publicado em 14/10/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

A série Conversações tem sequência com dois encontros virtuais paralelos a exposições em exibição na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), instituição da Secretaria de Cultura do Estado (Sedac). Nesta sexta-feira, 15 de outubro, às 15h, pelo Instagram @ccmarioquintana, os artistas visuais uruguaios Gabriela Kostesky e Gino Bidart, conversam sobre suas trajetórias individuais, diferentes técnicas e interesses. Na terça-feira, 19 de outubro, às 19h, pelo YouTube e Facebook da CCMQ, a bióloga Lara Lutzenberger e o engenheiro agrônomo Paulo Backes falam sobre a vida, a obra e o legado de José Lutzenberger e também sobre a história do jardim do quinto andar do complexo cultural que leva o nome do ambientalista.

A mediação do bate-papo com Gabriela Kostesky e Gino Bidart fica a cargo de Germano Scheller, autor do texto curatorial da Exposição Nômades/Bikost, que pode ser visitada, até o dia 18, na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7º andar da CCMQ. Com carreira reconhecida e linguagem marcada pela influência da pop art, Gabriela Kostesky utiliza técnicas de colagem, óleo e pastel que dão cores e formas à temática inspirada, sobretudo, no cinema e na música. Com larga trajetória, iniciada ainda na década de 1970, no país vizinho, Gino Bidart trabalha principalmente com pintura, desenho, tapeçaria e serigrafia. Ao longo das últimas décadas, o artista visual tem feito residências artísticas e exposições em países como o México, a Espanha e a França. Suas obras integram coleções privadas no Brasil, no México, em Porto Rico, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina, no Canadá, na Espanha e no Uruguai.

Já o encontro “Como nasce um jardim” é parte das atividades que integram as ações paralelas e transversais à exposição “Pesquisa Coletiva: A arte, a natureza e a cidade”, que pode ser visitada até 30 de novembro no Espaço Maria Lídia Magliani, no 5º andar da instituição. A conversa com a bióloga Lara Lutzenberger e o engenheiro agrônomo, mestre em Botânica, paisagista e fotógrafo Paulo Backes tem mediação de Clara Marques, umas das organizadoras da exposição. Na pauta, o resgate de passagens da trajetória do ambientalista e a história do Jardim Lutzenberger, um dos espaços mais visitados da CCMQ.

Lara Lutzenberger é licenciada em Biologia, sócia da empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, atuante no ramo da reciclagem industrial, e presidente da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger. A sede da Fundação Gaia é o Rincão Gaia, localizado no município de Pântano Grande, local com história singular de recuperação ambiental e espaço de convergência para inspiração, troca e aprofundamento em práticas pela sustentabilidade planetária.

Paulo Backes desenvolve projetos nos quais alia o conhecimento científico com a expressão visual. Em conjunto com cientistas e profissionais de diversas áreas, realizou projetos editoriais como “Flora e Paisagem do Sul”, um levantamento documental e visual sobre o patrimônio paisagístico do sul do Brasil; “Atlas Ambiental de Porto Alegre – a história natural e urbana da cidade”, projeto editorial e científico com diversos prêmios nacionais e internacionais; “Árvores do Sul”, “Árvores Cultivadas no Sul do Brasil” e “Mata Atlântica”, livros sobre as paisagens e espécies florestais brasileiras. Paulo trabalhou com José Lutzenberger em projetos de educação ambiental e paisagismo ecológico. Atualmente é consultor ambiental da Fundação Gaia e executa projetos de arborização, fruticultura e agricultura sustentável em áreas rurais do Bioma Pampa.


Conversações – Nômades/Bikost, com Gabriela Kostesky e Gino Bidart
Quando: 15/10 | sexta-feira
Horário: 15h
Onde: Instagram @ccmarioquintana

Conversações - Como nasce um Jardim, com Lara Lutzenberger e Paulo Backes
Quando:
19/10 | terça-feira
Horário: 19h
Onde: YouTube e Facebook da CCMQ

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização