Afroempreendedorismo volta a movimentar a Travessa dos Cataventos | Foto: Sérgio Rosa

RS Criativo e CCMQ realizam live sobre afro-empreendedorismo e Feira na Travessa dos Cataventos

Publicado em 19/10/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

 

O RS Criativo – programa estratégico do Governo do Rio Grande do Sul, implantado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) para a promoção e desenvolvimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa – e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Sedac, realizam esta semana uma atividade on-line e uma feira presencial. A live sobre afroempreendedorismo e economia criativa acontece na quarta-feira, 20 de outubro, às 17h, pelo Instragram @rscriativo e @ccmarioquintana. A Feira na Travessa acontece no sábado, dia 23, das 14h às 18h.

A live da quarta-feira vai ser mediada por Carol Biberg, coordenadora do RS Criativo, com participação de Alyne Jardim, da @lojaiwosan, e Clau Campos, da @claustampas, que ocupa o Projeto Vitrine CCMQ, no térreo do complexo cultural, até 31 de outubro. A atividade on-line é uma prévia do “Afron’talks”, que acontece no sábado, dia 23, junto à feira, na Travessa Rua dos Cataventos, na CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). O evento tem organização da Odabá Associação de Afroempreendedorismo, em parceria com o RS Criativo e com a CCMQ.

Afron'talks, feira que reúne produtos de afroempreendedores, integra a programação do RS Diverso, projeto do RS Criativo que tem por objetivo dar visibilidade e oportunidades, nos mais variados setores da economia criativa, para empreendedores pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, transgêneros, travestis e pessoas com deficiência. Durante o evento, uma roda de conversa vai abordar os quatro capítulos da websérie Afron’talks: História dos Negros no RS, que a Odabá Associação de Afroempreendedorismo viabilizou por meio do Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, lançado pela Sedac em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Outro destaque da programação é a presença do ex-goleiro Aranha, que vai falar sobre o livro “Brasil Tumbeiro”, lançado pela Editora Mostarda, no qual conta, sob uma nova perspectiva, a história dos negros no Brasil. A sessão de autógrafos do autor acontece na Livraria Taverna.

As ações do RS Criativo se embasam em cinco pilares, que são capacitação, mercado e circulação, promoção e investimento, pesquisas e territórios criativos. Com caráter inclusivo, o programa oferece atividades de capacitação para pessoas envolvidas em diversos setores da cadeia produtiva criativa. A Odabá Associação de Afroempreendedorismo, ao longo de três anos de existência, tornou-se um importante fórum para troca de ideias, conhecimento, relacionamento e negócios da comunidade preta de Porto Alegre.

Live sobre Afroempreendedorismo
Quando:
20 de outubro | quarta-feira
Horário: 17h
Onde: Instagram @rscriativo e @ccmarioquintana

Afron’talks - Feira na Travessa
Quando:
23 de outubro | sábado
Horário: das 14h às 18h
Onde: Travessa dos Cataventos (CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)

Programação:
14h – Abertura;
14h15 - Momento griô, com a presidente da Odabá, Maria Cristina Santos;
14h30 - Black money, com o ex-goleiro Aranha;
14h45 - Roda de conversa com participantes da Websérie Afron’talks, com Thaís Silveira;
15h30min - Sessão de autógrafos do livro Brasil Tumbeiro;
18h – Encerramento.

Patrocinador Master
Apoio
Realização