Daniele Vieira estuda a geografia, a cartografia e a memória dos territórios negros | Foto: divulgação

Núcleo Educativo da CCMQ promove evento sobre territórios negros de Porto Alegre

Publicado em 15/11/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ

A pesquisa histórica sobre os espaços urbanos tradicionalmente ocupados pela população negra de Porto Alegre vem ganhando novas luzes. Um desses estudos, da pesquisadora Daniele Machado Vieira, é tema de evento virtual que acontece às 19h da quinta-feira, 18 de novembro, pelo Facebook da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Cultura do Estado (Sedac).

Doutoranda em Geografia (POSGEA/UFRGS) e professora do município de Porto Alegre, Daniele se dedica ao estudo dos registros da presença negra no espaço urbano da capital gaúcha entre os anos de 1800 a 1970. Registros esses muitas vezes esquecidos ou apagados na historiografia hegemônica. Com base na dissertação de mestrado da pesquisadora, a live resgata aspectos da geografia histórica da cidade e da população negra de espaços urbanos como o Areal da Baronesa, a Colônia Africana, a Ilhota, o Parque da Redenção e a Bacia do Mont’Serrat.

A atividade integra as ações paralelas à exposição “Pesquisa Coletiva: a Arte, a Natureza e a Cidade”, que ainda pode ser visitada, até 30 de novembro, no Espaço Maria Lídia Magliani, 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). A mostra é resultado do trabalho realizado pelo Núcleo Educativo da CCMQ nos meses de julho e agosto, reunindo biólogos, arquitetos, professores, geógrafos, agrônomos, escritores, fotógrafos, desenhistas e outros profissionais do Rio Grande do Sul e de estados como a Bahia e São Paulo.

Daniele Machado Vieira é doutoranda em Geografia (POSGEA/UFRGS) e professora do município de Porto Alegre. Dedica-se à pesquisa da Geografia, da Cartografia e da memória dos antigos territórios negros de Porto Alegre, bem como à educação para as relações étnico-raciais. Em 2019, recebeu dois prêmios nacionais pela Dissertação de Mestrado sobre os antigos Territórios Negros em Porto Alegre: o XI Prêmio brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional” de Dissertação de Mestrado (ANPUR) e a Menção honrosa de dissertação do Prêmio Mauricio de Almeida Abreu, na área de Geografia Humana (ANPEGE). Daniele também atua no Projeto e no curso “Territórios Negros: patrimônio afro-brasileiro em Porto Alegre”, do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS, e faz parte do Atinukés - Grupo de Estudos sobre o pensamento de mulheres negras.


Territórios negros de Porto Alegre - Live com Daniele Machado Vieira
Quando:
18 de novembro
Horário: 19h
Onde: Facebook da CCMQ

Patrocinador Master
Apoio
Realização