Espetáculo 2068 questiona a possibilidade de sonhar em uma temporalidade futura | Foto: Fabrício Simões

Atrações teatrais ganham sessões de vídeo com audiodescrição na CCMQ

Publicado em 16/11/2021

POR LUDWIG LARRÉ | ASCOM CCMQ
 

A atenção permanente a questões de acessibilidade e inclusão se faz sentir nos dois próximos eventos do Plano Anual de Atividades da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os espetáculos “2068”, e “Páginas Amarelas - Vida e Obra de Carolina de Jesus”, com versões em vídeo adaptadas com audiodescrição para não videntes, têm sessões com entrada gratuita, respectivamente, nos dias 19 e 26 de novembro, sempre às 19h, na Sala Luis Cosme, no 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre). Em formato híbrido presencial e on-line, a programação também será exibida pelo YouTube da instituição.

O espetáculo 2068 faz alusão a uma temporalidade futura, retratando a resiliência humana por meio da manipulação e do uso de máscaras expressivas. Questionando se ainda é possível sonhar, o enredo reúne diferentes pessoas confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança. A produção e a realização são do grupo Máscara EnCena.

“Páginas Amarelas - Vida e Obra de Carolina de Jesus”, com texto coletivo e direção de Leandro Silva, espia por entre as tábuas do barraco de Carolina, na favela do Canindé, em São Paulo, vislumbrando um pequeno fragmento da literata negra que o Brasil esqueceu, mas cuja obra tem sido resgatada. Inspirados no livro Quarto de Despejo e no álbum musical de mesmo nome, os integrantes do grupo Trupi di Trapo fizeram uma imersão no universo de sonhos, fome, esperança e dor da primeira escritora negra do país, que com seus relatos atingiu notoriedade em todo o mundo. O espetáculo, que mescla atores, bonecos e mídias digitais, recebeu recentemente o Prêmio Especial do Júri do 20º Festival Internacional de Teatro Rosário, em Rosário do Sul - RS.

O Plano Anual de Atividades da CCMQ tem gestão da Cida Cultural, e patrocínio master do Banrisul, viabilizado por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ). As atrações de teatro, dança e circo têm curadoria da Lucida Desenvolvimento Cultural. Todos os eventos têm entrada gratuita. O acesso aos teatros e salas de espetáculo exige uso de máscara e distanciamento entre o público, com a capacidade de ocupação dos espaços determinada pelas medidas sanitárias definidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

SESSÕES DE VÍDEO COM AUDIODESCRIÇÃO:

Espetáculo teatral 2068
Quando:
19 de novembro | sexta-feira
Horário: 19 horas
Onde: Sala Luis Cosme, 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Ingressos: entrada gratuita por ordem de chegada para até 50 pessoas
On-line: Canal do YouTube da CCMQ

Espetáculo teatral “Páginas Amarelas - Vida e Obra de Carolina de Jesus”
Quando:
26 de novembro | sexta-feira
Horário: 19 horas
Onde: Sala Luis Cosme, 4º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre)
Ingressos: entrada gratuita por ordem de chegada para até 50 pessoas
On-line: Canal do YouTube da CCMQ

(Com informações de Homero Pivotto Jr. - Equipe Cida Cultural)

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Apoio
Realização