Cena Acesível - Nus e (des)graçados - Foto: André Furtado

Cenas diversas

É um dos projetos mais estimados da Casa na busca de uma perspectiva diversa e plural, antenada com os anseios da contemporaneidade.  Ocorre a cada dois meses com vários espetáculos de teatro, oficinas e bate-papo para celebrar, abrir espaço e promover o diálogo sobre a diversidade estética por meio da arte. Um dos eixos da atual gestão da CCMQ é promover a diversidade cultural através da produção artística do Estado e do Brasil. O projeto divide-se em Cena Negra, Cena Acessível e Cena LGBT.

CENA NEGRA
O projeto Cena Negra integra o Cenas Diversas na perspectiva de proporcionar um recorte étnico-racial às artes cênicas, investindo naquilo que há de potente e rico no que se chama de teatro e dança negros no Brasil e em nosso estado. Visa proporcionar um pensar cidadão que afirme a diferença como valor e possibilidade de igualdade social, valorizando as diversas estéticas da produção afro-brasileira.  

CENA LGBT
O Projeto Cena LGBT integra o Cenas Diversas e propõe um recorte que promova um olhar sobre os conceitos e preconceitos acerca do que o universo LGBT traz como carga estética que discute o mundo e seus valores. As diferenças se expressam também como potências estéticas e como a arte é capaz de ativar diálogos entre hegemonias e orientações subalternizadas. 

CENA ACESSÍVEL
O projeto Cena Acessível integra o Cenas Diversas pensando a arte como lugar de integração física e cultural para todas as pessoas, especialmente pensando na acessibilidade de conteúdos culturais. Em geral os espaços culturais já adquiriram certa consciência de garantir a acessibilidade física, mas ainda se descuida da fruição artística e no que este segmento produz de estética a partir de suas perspectivas.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Patrocinador Master
Patrocinador
Realização