111 ANOS DE MARIO QUINTANA – Casa de Cultura Mario Quintana inaugura dia 28 a exposição Quintana em Revista

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inaugura no dia 28 de julho, às 18h, uma exposição em homenagem aos 111 anos do poeta. Quintana em Revista poderá ser visitada até o dia 25 de setembro, no Memorial Majestic.

A mostra, que tem curadoria do Núcleo de Acervo e Memória do Centro Cultural, vai destacar a produção de Quintana em antigas revistas literárias, responsáveis pela divulgação de inúmeros intelectuais brasileiros na primeira metade do século XX.

O poeta gaúcho teve seus primeiros versos publicados na revista Para Todos, do Rio de Janeiro, em 1927. Posteriormente, teve diversos poemas divulgados pela prestigiosa Revista do Globo, editada pela Livraria do Globo, em Porto Alegre. Também receberam poemas de Quintana a Revista Província de São Pedro (outra edição da Globo) e Hyloea, do Colégio Militar de Porto Alegre.

“As revistas literárias tiveram importante papel na divulgação de informações e na apresentação dos comportamentos sociais desde o final do século XIX até meados dos anos 1950, quando passaram a ter um caráter mais diversificado. Hoje existem publicações que tratam de vários temas, sendo um gênero ainda em evidência. Naquele período, no entanto, seu foco eram as poesias de autores estreantes com os textos de autores consagrados, fazendo dialogar com os elementos produzidos nestes universos literários”, explica Alexandre Veiga, do Núcleo de Acervo e Memória.

SERVIÇO
111 anos de Mario Quintana | Exposição Quintana em Revista.
Abertura: 28 de julho | Sexta-Feira | 18h.
Local: Memorial Majestic – Térreo (Andradas, 736).
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 21, e sábados, domingos e feriados, 12h às 21h.
Entrada gratuita.

Voltar