Casa de Cultura Mario Quintana promove curso gratuito de teatro com o ator Carlos Simioni em outubro

Foto: Alessandro Soave

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove, de 28 a 31 de outubro, a 3ª edição do curso “A Presença do Ator”, com Carlos Simioni, uma realização do Via Expressa Coletivo Teatral.  A atividade vai ocorrer na Sala Cecy Frank, das 13h às 17h, para novos integrantes e, das 17h às 18h, haverá manutenção e aprofundamento do treinamento para quem já participou de outras edições.  Os interessados devem enviar currículo resumido e carta de intenção para o e-mail cursos.artescenicas.ccmq@gmail.com até 20 de outubro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O resultado da seleção sairá dia 24 de outubro no site da CCMQ.

No dia 31 de outubro, às 20h, o ator-pesquisador do Lume Teatro de Campinas faz a demonstração técnica “Prisão para a Liberdade” no Teatro Bruno Kiefer. A entrada é franca.

O curso

Durante o curso serão abordadas pesquisas desenvolvidas por Simioni, como a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior e a estrutura física da voz. “Neste curso vamos trabalhar a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos Lume durante décadas de pesquisa teatral”, explica o ministrante.

Demonstração técnica

Em “Prisão para a Liberdade”, o ator aborda a própria trajetória junto do Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim. Em sua demonstração técnica, Carlos Simioni fala sobre o percurso desde a fundação do teatro (1985); seu encontro com mestres; e as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e para a elaboração de personagens e construção de cenas.

“Prisão para a Liberdade” foi apresentada no Brasil, Estados Unidos, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

Sobre o ator

Ator–pesquisador e diretor, Carlos Simioni foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o Lume e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Atualmente participa oito espetáculos: Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre- Alas, Os Bem Intencionados e Prisão para a Liberdade.

Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO – Ponte dos Ventos”, na Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator, e atua nos espetáculos” Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret.

É fundador e coordenador do Patuanu – Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator, grupo itinerante de pesquisa com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros. É professor convidado da Teaterhoyskolen Rodkild – Escola Superior de Teatro da Dinamarca desde 2007.

Apresentou espetáculos e ministrou cursos na Itália, Alemanha, França, EUA, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte, Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Grécia. Nicarágua, Escócia, Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador e Polônia.

Sobre o Grupo Lume 

O Lume é um coletivo de sete atores que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Um espaço de multiplicidade de visões que refletem as diferenças, impulsos e sonhos de cada ator. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não convencionais. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas (SP), o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes que celebram o teatro como a arte do encontro.

Sobre o Coletivo

O Via Expressa Coletivo Teatral foi formado dia 5 de outubro do ano passado, por atores de vários grupos de Porto Alegre que continuaram os ensinamentos aprendidos na primeira edição do curso, promovido inicialmente pela CCMQ. O grupo vai realizar a performance “Quem está aqui?!” no Museu Júlio de Castilhos  dia 1º de novembro, às 19h, com orientação de Simoni.

FICHA TÉCNICA
Concepção e atuação: Carlos Simioni
Apoio administrativo: Giselle Bastos
Design gráfico e fotos: Arthur Amaral
Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave
Realização: Lume Teatro
Fotos: Alessandro Soave

SERVIÇO
Curso “A Presença do Ator” – 3ª Edição
Quando: de 28 a 31 de outubro | Segunda a Quinta-feira
Horário: 13h às 17h
Local: Sala Cecy Frank – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Inscrições gratuitas: os interessados devem enviar currículo resumido e carta de intenção para o e-mail cursos.artescenicas.ccmq@gmail.com até 20 de outubro

Demonstração Técnica “Prisão para a Liberdade”
Quando: 31 de outubro | Quinta-feira
Horário: 20h
Onde: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada franca

Voltar