Exposição apresenta caráter plural da arte contemporânea nas obras de artistas brasileiros e franceses

No dia 25 de outubro de 2019, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea – MACRS, em parceria com a Aliança Francesa Porto Alegre e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS – PPGAV, inauguram a exposição “Cá e lá… UTOPOS”, com curadoria de Sandra Rey. A mostra acontece no MACRS, Galeria Xico Stockinger, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), e pode ser visitada de 26 de outubro a 1º de dezembro de 2019. A entrada é franca.

UTOPOS aborda a relação com o meio ambiente, seja natural, seja cultural, através de um recorte de artistas e obras de caráter pluricultural. Buscando a raiz da palavra utopia define-se o termo UTOPOS como não-lugar. O não-lugar — UTOPOS — indica o impulso de alteridade presente em quem faz da arte um projeto de vida, no contemporâneo, e determina a posição instável e ambígua da arte contemporânea que, no entanto, possibilita atravessar fronteiras físicas e simbólicas, e oportuniza o jogo entre uma realidade que nos desafia, e quimeras que impelem o imaginário a reinventar possibilidades e promover diferenças, instigar singularidades.

A exposição apresenta 10 artistas que desenvolvem seus projetos de arte no contexto de pesquisas acadêmicas de pós-graduação. A relação arte e pesquisa tem-se mostrado produtiva diante dos desafios colocados pelo caráter plural da arte contemporânea. Ao mesmo tempo em que o artista desenvolve uma proposta artística, é impelido a pensar condições em que sua produção opera no sistema da arte, e diante dos desafios impostos pela cultura e sociedades atuais. Dessa forma, prática e teoria se entrelaçam na pesquisa em poéticas visuais como um campo aberto a investigações.

A mostra apresenta artistas que vivem e desenvolvem suas carreiras no Brasil — Camila Moreira, Claudia Hamerski, Carlos Donaduzzi, Fernando Bakos, Glaucis de Moraes, Sandra Rey — e na França — Eliane Chiron, Hervé Penhoat, Lina El-Herfi e Susanne Müller.

Experiências multiculturais fazem parte dos currículos e das vivências dos artistas. As obras apresentadas abrangem reverberações dos contextos políticos locais e globais, e projetam-se como um território de experiências mediado por imagens, formas e objetos através das quais circulam ideias e pequenos eventos disruptivos, ancorados em acontecimentos reais com os quais nos defrontamos no mundo atual.

A exposição Cá e Lá… UTOPOS é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre, MACRS, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS e Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Grupo Press Gastronomia, Tintas Killing, Capitaneo Engenharia, Bento Móveis, Armazém da Impressão, Casa de Cultura Mario Quintana e Associação dos Amigos do MACRS.

Artistas: Camila Moreira | Claudia Hamerski | Carlos Donaduzzi | Eliane Chiron | Fernando Bakos | Glaucis de Moraes | Hervé Penhoat | Lina El-Herfi | Sandra Rey | Susanne Müller

Curadoria: Sandra Rey

SERVIÇO
Exposição Cá e lá…UTOPOS
Quando: 25 de outubro | Sexta-feira (abertura)
Horário: 19h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS: Galeria Xico Stockinger – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação: de 26 de outubro a 1 de dezembro. De terça a sexta-feira, das 10 às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca

 

Texto: MACRS

Voltar