Livro Clara Anatomia Lírica, de Élvio Vargas, é lançado na Casa de Cultura Mario Quintana

O livro “Clara Anatomia Lírica” – Edição Comemorativa do Cinquentenário Poético, de Élvio Vargas, será lançado no Mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) na próxima terça-feira (29), às 18h. A entrada é franca, e o livro estará à venda por R$ 40.

Segundo a escritora Jane Tutikian, o livro é constituído por duas partes, a primeira, de poemas, e a segunda,  do que Vargas chama de “Outros textos”, onde reúne textos curtos marcados por uma linguagem poética muito forte. Jane conta que é em “Bálsamo” que ele explica: “Versos, Poetas, destinos alimentam-se nas algas noturnas de suas próprias expiações — mergulham e voam pelos oceanos invisíveis da alma humana”.

“É o que faz o poeta nestes textos. Aí, os quatro primeiros mergulhos e voos são excepcionais na medida em que desvendam grandes poetas: Ana Cristina César, Florbela Espanca, Sylvia Plath e Alfonsina Storni, poeta argentina eternizada não apenas por seus poemas, mas também pela música da grande Mercedes Sosa, Alfonsina del Mar”. Conforme a escritora, quatro grandes poetas que viveram a impossibilidade do real e que Vargas capta, com sensibilidade, sua essência, assim como em “Marianas”: “ Tridimensionais, estas mulheres rompem o hímen das retinas — absolutas na frequência luminosa que vibra na escala das miragens. Marianas, com olhos de névoas densas, gravitam no limbo dos mundos, regidas pela profundidade, movimento e reflexos.”

“Há, entretanto mais, há  Mario Quintana, há Alcy Cheuiche. Há o passado,  o presente e o futuro, até porque ‘As imagens são fonemas clarificados pela urgente expressão da luz’ e o destino do poeta não é outro senão ‘assediar o útero do sonho’”, ilustra Jane.

 

SERVIÇO
Lançamento do livro “Clara Anatomia Lírica -Edição Comemorativa do Cinquentenário Poético”, de Élvio Vargas
Quando: 29 de outubro | Terça-feira
Horário: 18h
Onde: Mezanino da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Evento gratuito

Voltar