Bloco da Laje lança álbum virtual “4 estações” neste sábado na Travessa dos Cataventos

Foto: Helena Yoshioka

O público de Porto Alegre vai poder conferir o show de lançamento do projeto “4 estações”, que acontece neste sábado (30) na Travessa dos Cataventos. O álbum virtual do Bloco da Laje já está disponível nas plataformas digitais e é um trabalho que transita entre imagem e som, real e virtual. O evento e as atividades iniciam às 16h e o show será às 21h, tudo com entrada gratuita.

O Bloco da Laje é formado por indivíduos vindos das mais diversas áreas de atuação, construindo um trabalho autoral cênico, musical e carnavalizado, que impacta por sua poesia urbana e estética que se origina no improviso, na alegria e no encontro. Selecionado pelo Natura Musical / edital 2018, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura Pró-Cultura RS por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto “4 estações” encerra com esta apresentação em Porto Alegre.

“Coletivos como o Bloco da Laje ampliam a voz de movimentos efervescentes que buscam maior espaço dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Ao investirmos nesses grupos, apostamos em toda a rede de pessoas conectadas por propósitos socioculturais, multiplicando assim o alcance de um patrocínio”, garante Fernanda.

Sobre o projeto 4 Estações/ álbum visual
São quatro estações, quatro clipes, quatro histórias que traçam a trajetória de um coletivo dentro do universo de sua cidade, de seu país. As relações interpessoais, a vida na geografia da cidade, suas lendas, o imaginário, a história, a transformação dos espaços, a arte, o sonho, as cores, a vibração, a brincadeira, a resistência. Os quatro clipes desvendam uma a uma as estações, com suas especificidades e sua linha de tempo. “Estamos muito felizes com a possibilidade de registrar nossa história na forma do álbum visual. Temos origem na brincadeira e luta na rua, em um caminho natural ganhamos os palcos e agora, prestes a completar uma década de trabalho e experiência coletiva, chegamos às plataformas de música e gravamos nossos primeiros clipes oficiais. O álbum vem carregado da simbologia, estética e aprendizados de tudo que já foi feito, mas também é um portal pra um novo momento, que amplia nossa rede de troca e oferece um novo mundo de descobertas”, celebra Júlia Ludwig, também parte do corpo de diretores artísticos do coletivo.

Foto: Helena Yoshioka

Este primeiro álbum da história do grupo transita entre imagem e som, real e virtual. A narrativa do projeto está presente em suas canções, suas imagens, sua expressão artística potente e transformadora que terá agora seus territórios expandidos chegando aos quatro cantos do país. O registro audiovisual e os videoclipes foram feitos pela Bloco Filmes, expoente produtora audiovisual da nova geração do Rio Grande do Sul. Os vídeos são assinados por um diretor convidado, que, ao lado de integrantes do Bloco da Laje, somam saberes e intuições ao trabalho: ‘O que tu tem cidadão’’ (Julia Ludwig e Antônio Ternura); ‘Pregadão’ (Thiago Lazeri e Biel Gomes); ‘Deixa Brincar’ (Diego Machado e Martino Piccininni) e ‘Recanto Africano’ (Juliano Barros e Tuane Eggers). A direção geral dos vídeos é de Thiago Lazeri e a direção artística é de Diego Machado, Julia Ludwig, Juliano Barros.

Ficha Técnica Show:
Direção artística: Diego Machado, Júlia Ludwig e Juliano Barros
Direção musical: Ricardo Pavão e Vini Silva
Produção: Marquise 51 e Bloco da Laje
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Iluminação: Carol Zimmer
Técnico PA: Marcelo Bullum
Projeção: Jana Castoldi

Elenco:
Vozes: Juliano Barros, Chico de los Santos, Martina Fröhlich, Thiago Pirajira, Diego Machado, Júlia Ludwig, Camila Falcão, Kaya Rodrigues / Trompete: Sant Anna / Trombone: Leonardo Bohn / Sax alto e cavaquinho: Tomás Piccinini / Repinique: Vini Silva / Surdo: Ananda Aliardi / Surdo: Bairan Campos / Agogô: Carolina Pizzatto / Caixa e pratos: Frederico Vittola / Caixa: Alexandre Kunsler / Xequerê, rocar e ganzá: Débora Spader / Tamborim e triângulo: Letícia Rodrigues /Baixos, violão e sampler: Ricardo Pavão /Guitarra: Rafael David

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa neste ano selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

SERVIÇO
Show Lançamento “$ estações” – Bloco da Laje
Quando: 30 de novembro | Sábado
Horário: 16h – início evento e atividades | 21h30 – show
Onde: Travessa dos Cataventos | Térreo da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)
Entrada gratuita

Voltar