MAC apresenta exposição “Pactos da Terra”, de Bea Balen Susin

Abriu na terça-feira (10), na Galeria Xico Stockinger, a exposição Pacto da Terra, de Bea Balen Susin. Com curadoria e realização do Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS), a mostra reúne 18 telas de grandes dimensões, pintadas a óleo, compostas de paisagens feitas pela artista a partir de fotografias tiradas em suas viagens pelo estado. Com entrada gratuita, a visitação está aberta até 12 de janeiro de 2020, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Conforme menciona o artista visual e professor Paulo Gomes, que assina o texto de apresentação da obra de Bea, os pontos de partida da artista são: a pintura a óleo, a composição dos formatos, os desenhos subjacentes e sobrepostos à pintura na estruturação da tela e a cor generosa e impositiva. Ainda nas palavras de Gomes ” As paisagens de Beatriz Balen Susin aportam para o espectador uma experiência fundamentalmente perceptual: impactam pela configuração, pela forma, pela cor e, principalmente, pela identificação inevitável que promovem. São imagens de inegável apelo sinestésico, trazendo o mundo e as questões ecológicas — veja o título Pacto da Terra — de forma íntegra e potente, como só conseguem realizar aqueles para quem os meios estão integralmente à altura dos fins a que aspiram”.

A artista

Beatriz Balen Susin (Caxias do Sul/RS, 1946) vive e trabalha em Porto Alegre. Tem formação em artes plásticas e música. Ganhou prêmios como Prêmio Pintura 71 – Curso Internacional de Teresópolis (1971); Medalha de Ouro Salão da Ferrovia (1979), no Rio de Janeiro, assim como indicações no Prêmio Açorianos de Pintura de Porto Alegre/RS (2012). Suas últimas exposições individuais foram Memórias das Águas, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (2017) e Desenhos “Sobre Olhares”, no Atelier da Prata, Carlos Wladimirsky (2018), em Porto Alegre/RS. Expôs em 85 mostras coletivas, sendo as últimas na Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e no 31º e 32º Intercâmbio Internacional de Miniarte Ilusão – Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre / RS (2018).

SERVIÇO
Exposição “Pacto da Terra” – de Bea Balen Susin
Quando: de 10 de dezembro a 12 de janeiro de 2020
Horário: de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 12h às 18h
Onde: Galeria Xico Stockinger | 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico / Porto Alegre)
Entrada gratuita

Voltar