Casa de Cultura pronta para o Porto Verão Alegre

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) irá receber 22 espetáculos do Porto Verão Alegre. Multicultural, o evento completa 21 anos conectando pessoas à cultura. Agora em 2020, movimenta a cena local durante o veraneio com mais de 400 atividades em 40 dias, sempre com preços acessíveis. O festival ocupa o Teatro Bruno Kiefer e a Sala Carlos Carvalho com onze peças em cada, entre os dias 15 e janeiro e 16 de fevereiro.

Confira abaixo a programação e a aquisição de ingressos para os espetáculos na CCMQ. Mais informações no portal do Porto Verão Alegre.

Foto: Morgana Mazzon

A Fome (Drama) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 15 e 16 de janeiro (quarta e quinta), às 20h
Sinopse:
Entre revelações pouco palatáveis e a exposição de uma fome voraz pela vida, A FOME incorpora circunstâncias míticas e críticas sobre o feminino numa performance-limite entre o ritual e o cyber. É o dia derradeiro, um rito de passagem que necessita ser concluído, custe o que custar. Refletindo sobre relações amorosas e familiares atordoantes, o espetáculo mostra esta mulher sem nome nem espaço que se dilata guiada por uma chama primitiva e implacável. Pelos dentes irá descobrir a forma mais intensa de consumir o amor, o outro e sua sombra.
Ficha Técnica:
Autor: Marcos Contreras e Sissi Betina Venturin
Direção: João de Ricardo
Elenco: Sissi Betina Venturin
Duração: 80 minutos
Classificação: 18 anos

Foto: Alex Racor

O Assassinato de Santiago (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 15 e 16 de janeiro (quarta e quinta), às 20h
Sinopse: Um espetáculo envolvente e interativo, de dramaturgia gaúcha, que transforma o espectador em detetive, na busca da resolução de um caso criminal. O empresário e milionário Santiago Aguirre promove uma festa para compartilhar com seus amigos uma notícia mudará o rumo de suas vidas e nesta mesma noite é assassinado. Com a certeza de que há um assassino entre os presentes na festa, se inicia uma corrida contra o tempo a fim de descobrir quem e o porquê mataram Santiago. Uma encenação realista e impactante que propõe uma reflexão sobre os reais valores das relações humanas, que se esvaziaram em tempos de corrupção, ódio, ganância e excessivo capitalismo.
Ficha Técnica:
Autor: Dennys D´Almeida
Direção: Dennys D´Almeida
Elenco: Dennys D´Almeida, Henrique Garcia, Isadora Fraga, Brenda Bandeira, Júlia Estran, Natália
Monteiro, Dudu Xavier, Wilian Fraga e Wagner dos Santos
Duração: 70 minutos
Classificação: 18 anos

Foto: Claiton Martins Ferreira

Nós (em off) (Comédia) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 17, 18 e 19 de janeiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: Uma companhia teatral prestes a estrear um espetáculo. Um diretor nada paciente. Atores e equipe técnica interagindo e interrompendo a continuidade do trabalho. É com esse roteiro que o espetáculo ganha a simpatia do público. Um espetáculo cômico que coloca o espectador nos bastidores de uma produção teatral. A montagem revela os mistérios do processo de montagem: marcações dos atores, modificações do texto, construção de intenções, manuseio dos objetos de cena, etc. Na medida em que o espetáculo encenado risível e visivelmente fracassa, a montagem cresce em intensidade, chegando a uma catarse no ato final. Nesse sentido, o espetáculo ganha dupla importância para a Nós – Cia de Teatro: prestar uma homenagem ao Teatro e aos seus trabalhadores e lançar um olhar para as pressões que a indústria cultural exerce sobre o fazer artístico.
Ficha Técnica:
Autor: Everson Silva
Direção: Everson Silva
Elenco: Camila Galarza, Everson Silva, Gustavo Cardoso, Joe Cardoso, Jony Pereira, Letícia Kleemann, Paula Cardoso e Pedro dos Santos.
Duração: 100 minutos
Classificação: livre

Foto: Carina Macedo

Terra Adorada (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 17, 18 e 19 de janeiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: Um espetáculo sobre nós, dirigido a nós, os brasileiros que não se consideram índios. Entrelaçando narrativas vivenciadas em terras indígenas Guarani e Kaingang, notícias jornalísticas, dados históricos, palavras de Renata Machado Aratykyra, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Jaider Esbell, Terra Adorada apresenta um olhar crítico sobre um Brasil parido à força, inventado a partir das dores de mulheres pegas no laço. Um espetáculo sobre um país que “vai pra frente”.
Ficha Técnica:
Autor: Ana Luiza Bergmann (Idealização, pesquisa e performance) e Complô de criadoras: Ana Luiza Bergmann, Jezebel De Carli, Vika Schabbach, Carol Zimmer, Aline Marques, Joana Brandi V, Carina Macedo.
Direção:o grupo
Elenco: Ana Luiz Bergmann e Heitor Schmidt (voz em off)
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

Foto: João Andriotte

Imaginação (Mágica) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 21, 22 e 23 de janeiro (terça, quarta e quinta), às 20h
Sinopse: Certamente a mais poderosa dádiva existente na face da terra repousa na inocência de nossa infância: A Imaginação. Um espetáculo de ilusionismo que dará asas a sua imaginação. As crianças se identificam com a temática do espetáculo e tem sua criatividade estimulada enquanto os adultos recebem um passaporte para viajar ao encontro da melhor época de suas vidas, a infância. Lucio Alves retrata, ao longo do espetáculo, lembranças de sua infância e de sua adolescência ilustradas com a arte do Ilusionismo. O espetáculo tem como objetivo incentivar a criatividade, o lado lúdico e poético da arte bem como elevar a auto-estima da platéia participante. Momentos de mistério e humor compõem este espetáculo repleto da mais pura Imaginação.
Ficha Técnica:
Autor: Lucio Alves
Direção: Lucio Alves
Elenco: Lucio Alves
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Foto: Adriana Marchiori

Milhões Contra Um (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 21, 22 e 23 de janeiro (terça, quarta e quinta), às 20h
Sinopse: “Milhões contra um” traz uma família real de artistas à cena. Uma mulher poderosa portando uma bomba, escolhe um homem para morrer. Ele tem 50 minutos para ouvi-la e sobreviver. No ambiente de suspense psicológico, com a plateia sentada em espiral em torno dos atores, desenvolve-se o diálogo. O pano de fundo traz referências reais sobre a família de artistas em cena. Criando um jogo de ficção e realidade com a plateia.
Ficha Técnica:
Autor: Raul Germano Brandão e Grupo Oazes
Direção: Ricardo Zigomático
Elenco: Lisiane Medeiros e Carlos Azevedo
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Adriana Marchiori

Mulheragem (Drama) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 24, 25 e 26 (sexta, sábado e domingo) de janeiro, às 20h
Sinopse: Mulheragem reúne sete cenas curtas que refazem a memória de mulheres na história e denunciam as violências cometidas contra elas. Poderosas e inquietas, elas foram protagonistas mesmo em épocas contraditórias, lutando pelos seus direitos e conquistando seu espaço. Seis atrizes inspiradoras trazem à tona biografias que nos foram subtraídas e histórias que nunca tiveram espaço para serem contadas. Se uma mulher no palco já representa um ato de resistência, sete mulheres pautando o universo feminino é essencialmente revolucionário.
Ficha Técnica:
Autor: autoria exclusiva das próprias artistas
Direção: Guadalupe Casal
Elenco: Silvana Rodrigues, Juliana Wolkmer, Juçara Gaspar, MAnuela Miranda, Juliana Kersting, Iassanã Martins e Daniele Zill
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos

Foto: Iassanã Martins

Cinza Tropical (Comédia) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 24 e 25 de janeiro (sexta e sábado), às 20h
Sinopse: Inspirado no carnaval, “Cinza Tropical” traz para o teatro o resquício de um bloco de rua. Atores e músicos se tornam foliões em cena e transitam entre diversos personagens para contar histórias sobre o Brasil atual. O espetáculo aborda a festividade como uma forma política de discurso e a alegria como ferramenta de sobrevivência em meio ao caos.
Ficha Técnica:
Autor: Naomi Luana
Direção: Louise Pierosan
Elenco: Bruna Avila, Eriam Schoenardie, Flávia Reckziegel, JP Siliprandi, Martin Weiler, Mica Filter, Miguel Ribeiro, Ricardo Meine, Rita Spier, Sandro Aliprandini, Suzane Cardoso, Thais Diedrich e Thayãn Martins
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Fred Mendina

Borboletas de Sol de Asas Magoadas (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 26 de janeiro (domingo), às 20h
Sinopse: Sucesso no Brasil e exterior, pioneiro na discussão de questões de gênero. Evelyn recebeu Troféu Açorianos Atriz Revelação e indicação ao Prêmio Qualidade Brasil, melhor atriz comédia SP, concorrendo com Zezé Polessa e Arlete Salles. O público é recebido por Betty (travesti e profissional do sexo) que pretende desmistificar sua vida e enaltecer a unicidade de cada ser humano expondo particularidades de sua vida com pitadas de humor, drama e poesia.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Evelyn Ligocki
Elenco: Evelyn Ligocki
Colaboração Artística: Celina Alcântara
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos


Habite-me (Dança) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 28, 29 e 30 de janeiro (terça, quarta e quinta), às 20h
Sinopse: Operando num universo de imagens que oscilam entre o corpo humano marionetizado e o boneco animado num espaço disforme e maleável, como uma realidade em constante transformação. Neste espetáculo, “habitar” confunde-se com “ser habitado”. Aqui o receptáculo é o corpo humano, investido de máscaras e bonecos que, por meio das relações entre esses elementos com o espaço, com a luz e a música, percorre o tema da habitação e angaria um sentido onírico e metafísico, ao associar-se com a vida e com a morte bem como com a sensação de pertencimento que nos preenche quando encontramos sentido em algo que nos completa.
Ficha Técnica:
Autor: Carolina Garcia Marques
Direção: Paulo Balardin
Elenco: Carolina Garcia Marques
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Dener Amaze

Sedimentos (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 28 e 29 de janeiro (terça e quarta), às 20h
Sinopse: Em meio às discussões acerca do mundo dos sonhos e as apresentações que realizam, aos poucos é revelado ao espectador a realidade na qual as personagens, Aileen e Heike, se encontram. Misturando comédia e drama a peça se passa em um mundo imaginário onde essas duas personagens estão presas enquanto esperam uma terceira pessoa chegar para resgatá-las. Será que ele virá?
Ficha Técnica
Autor: Julia Kieling
Direção: Julia Kieling
Elenco: Pedro Schilling e Julia Kieling
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Adriana Marchiori

Expresso Paraíso (Drama) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 31 de janeiro e 01 de fevereiro (sexta e sábado), às 20h
Sinopse: No novo espetáculo da Ato Cia.Cênica, Expresso Paraíso, um trem europeu desgovernado em um mundo congelado, em contraste com um incêndio em uma fábrica serve de metáfora para falar sobre a falência do projeto moderno humano e questionar a idealização de um estilo de vida europeu impossível de ser sustentado. O coração ainda bate, mas vale a pena lutar? Qual é o preço que se paga pelo paraíso?
Ficha Técnica
Autor: Thomas Köck
Direção: Mauricio Casiraghi
Elenco: Arlete Cunha, Danuta Zaghetto, Marcelo Mertins, Mariana Rosa, Mirna Spritzer, Paulo
Roberto Farias e Rossendo Rodrigues.
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos

Foto: Emílio Pedroso

Tertúlia Entre Amigos (Música) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 02 de fevereiro (domingo), às 20h
Sinopse: Jornada multicultural pelo continente latino-americano na forma de uma tertúlia de três amigos. Com o jornalista Ricardo Lacerda e o escritor Chico Botelho. Intervenções musicais de Sérgio Rojas
Ficha Técnica:
Autor: Chico Botelho, Ricardo Lacerda e Sérgio Rojas
Direção: Chico Botelho, Ricardo Lacerda e Sérgio Rojas
Elenco: Chico Botelho, Ricardo Lacerda e Sérgio Rojas
Duração: 80 minutos
Classificação: Livre

Foto: Rose Pereira

Homem Mãe (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: Nossa história se desenvolve em três ambientes distintos, dentro de uma vila de pescadores. Lá vivem pessoas simples, brutalizadas pelo trabalho duro e com convicções herdadas de um passado de crenças e regras morais inabaláveis. Um pescador, tomado pela necessidade de compartilhar a vida com alguém, parte à procura de um filho no povoado. A partir daí os outros personagens surgem na trama. Cada um com a sua dolorosa história individual e, ao mesmo tempo, coletiva. Uma história composta de escolhas aparentemente individuais que colocam em jogo o equilíbrio natural da vida na comunidade. Na aldeia surgem expressões de intolerância, de preconceito e de amor incondicional de uma família afetiva.
É um retrato poético, mas nada ingênuo, do mundo moderno. Adaptação teatral livremente inspirada no universo de Valter Hugo Mãe.
Ficha Técnica:
Autor: Fernando Kike Barbosa (adaptado do universo de Valter Hugo Mãe)
Direção: Fernando Kike Barbosa
Elenco: Edgar Rosa, Elaine Segura, Emílio Speck, Gabriela Magagnin, Katia Marko, Larissa Hoffmeister, Nathan Denck, Ofélia Ferretjans, Rosângela de Britto e Vinícius Magnus
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos


Os Dois Gêmeos Venezianos (Comédia) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 04, 05 e 06 de fevereiro (terça quarta e quinta), às 20h
Sinopse: O centro da trama de “Os dois gêmeos venezianos” são os equívocos causados por Fabrício e Tonino, gêmeos idênticos que se encontram na mesma cidade, mas desconhecem a presença um do outro. O caos se estabelece quando joias, bagagens, declarações de amor são enviadas ao irmão equivocado. Todos os outros personagens acabam envolvidos nesse jogo de erros, criando situações hilárias e absurdas, típicas da commedia dell’arte. A Trupe executa as canções originais e a trilha ao vivo.
Ficha Técnica:
Autor: Carlo Goldoni, adaptação de Suzi Martinez
Direção: Suzi Martinez
Elenco: Henrique Gonçalves, Guilherme Ferrêra, Juliana Barros, Luciano Pieper, Lutti Pereira, Marlise Damin, Suzi Martinez.
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos


Le Bufê (Comédia) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 04, 05 e 06 de fevereiro (terça, quarta e quinta), às 20h
Sinopse: O casal, Celói & Linguiça, vai salvar a sua noite. Ao substituírem artistas que supostamente não compareceram a apresentação, os dois tocam de forma cômica e grotesca em temas pertinentes. Le Bufê é um espetáculo de bufões que traz em cada risada, um retro gosto amargo de crítica e denúncia.
Ficha Técnica:
Autor: Aline Marques e Eduardo d’Avila
Direção: Aline Marques e Eduardo d’Avila
Elenco: Aline Marques e Eduardo d’Avila
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos

Foto: Luciana Mena
Barreto

Apareceu a Margarida (Comédia) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 07, 08 e 09 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: Em seu primeiro dia de aula, a professora Dona Margarida expõe assuntos nada ortodoxos aos alunos, como sexo, disciplina, morte e biologia, de forma contundente, beirando o nonsense. O texto é o mais montado pelo mundo, já tendo sido apresentado em mais de 50 países, e imortalizado por Marília Pera na década de 70. A Cia Teatrofídico completa, em 2018, 11 anos desta montagem tragicômica.
Ficha Técnica:
Autor: Roberto Athayde
Direção: Eduardo Kraemer
Elenco: Renato Del Campão (Dona Margarida) e Jairo Klein (aluno)
Classificação: 16 anos
Duração: 110 minutos
Classificação: 16 anos


Los Meketrefes (Comédia) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 07, 08 e 09 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: “Los mequetrefes” é um espetáculo que brinca de uma forma muito hilária com a tv e o rádio, programas populares levados ao extremo com música, personagens, paródias “”stand up comedy”” e muito mais. No elenco Oscar Simch, Wilson Rosa e o novo integrante da trupe JH O comendador.
Ficha Técnica:
Autor: Oscar Simch, Wilson Rosa e JH O comendador
Direção: Oscar Simch, Wilson Rosa e JH O comendador
Elenco: Oscar Simch, Wilson Rosa e JH O comendador
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Rodrigo Bragaglia

Peccátu (Múscia) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 11, 12 e 13 de fevereiro (terça. Quarta e quinta), às 20h
Sinopse: Num lugar onde todas as consciências vivem aprisionadas a idolatria, a superstição e a tradições absurdas, um individuo que se encontra acorrentado a crimes cometidos ao longo dos séculos pela crença num ser onipotente, tomado como verdade absoluta, depara-se com a consciência da realidade da não existência desse ser acima de todas as coisas, e ao se por de frente com as contradições e crueldades cometidas em nome desse ser, percebe que usurparam a sua vida.
Ele é um marionete. Seus questionamentos possibilitam ações que fogem á regra. Seu inconformismo, a rejeição a essa crença, e uma vaga lembrança de um lugar onde seus pensamentos vagavam sem limites, despertam nele o desejo por uma liberdade absoluta. Os atos humanos, os atos carnais, e os instintos e desejos que emergem no homem, agora se libertam. Seu caminho é o caminho dos loucos. Sim. Por que não? Num desses dias, dias como hoje, como ontem, como há alguns dias, como o que eu nasci, como aquele em que os dinossauros foram extintos. Nesse dia. Vamos fazer as palavras gritarem tão alto que os coacervados começarão a evoluir novamente. Livres. Sem os fios da hegemonia “Deus”.
Ficha Técnica:
Autor: Inspirado no ateísmo de Marques de Sade
Direção Musical: Alexandre Alles
Coreografias: João Lima
Direção Geral: Ernani Poeta
Elenco: Eric Nelsis (Individuo), João Xavier (Novo Individuo), Leticia Kleemann (Lilith), Antonio Figueiredo, Diego Freitas, Ighor Pozzer, Roberta Turski, e Tom Weissheimer.
Instrumentistas: Carol Kopacek (Guitarra), Fabio Petry (Bateria), Flávio Francisco (Baixo acústico e elétrico), Marcelle Lucena (Teclado), Matheu Lima (Guitarra), Ricardo Lannes (Percussão e Sonoplastia), e Talita Tomazo (Violoncelo).
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos

Foto: Gustavo Saul

Latidos (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 11, 12 e 13 de fevereiro (terça, quarta e quinta), às 20h
Sinopse: Mãe e filha tomam um café da manhã poucos dias depois do enterro do pai. Virgínia, a mãe, é uma mulher de negócios. Valentina, a filha em luto. Temos uma narrativa sintética e consistente onde se sobressai o dramático mais essencial. Valentina procura Buck, seu cão de estimação que se encontra sumido, e a partir daí temos um confronto de universos que desencadeia uma conversa radical em busca da verdade. Confrontadas pela perda, são obrigadas a acertar as contas entre si, uma peça emocionante na qual a verdade sobre a relação mãe e filha se amplia e se revela.
FichaTécnica:
Autor: Júlio Conte
Direção: Júlio Conte
Elenco: Patsy Cecato e Gabriela Poester
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Foto: Adriana Marchiori

Serenata de Encomenda (Música) – Teatro Bruno Kiefer – Ingressos

Data: 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: O espetáculo “Serenata e encomenda” retrata o universo feminino em um diálogo sensível, irônico, ativista e romântico. No palco composições de Rita Lee, Pato Fu, Chico Buarque, Clarisse Falcão, ZAZ, Arrigo Barnabé entre outros, além de músicas autorais. O ator Evandro Soldatelli dirige a troupe que entrelaça música, texto, teatro e dança com picardia, bom humor e muita irreverência.
Ficha Técnica:
Autor: Crê Tinas
Direção: Evandro Soldatelli
Elenco: Tina Olmedo, Daisy Guimarães, Cristine Patané, Xipa Baiano, Eduardo Xavier, Sergio Moreira
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos


Tabataba – Dois Contra o Mundo (Drama) – Sala Carlos Carvalho – Ingressos

Data: 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), às 20h
Sinopse: Dois irmãos negros que vivem em um bairro pobre chamado Tabataba, localizado em algum lugar do mundo. Num ambiente de calor extremo e tensão à flor da pele, eles discutem sua relação um com o outro e com a comunidade que os cerca. A partir do texto homônimo de Bernard-Marie Koltès, a dramaturgia navega na história dos atores, misturando a representação e a performance, a realidade e a ficção, o real e o virtual.
Ficha Técnica:
Autor: O grupo, a partir do texto homônimo de Bernard-Marie Koltès
Direção: Sandino Rafael
Elenco: Hayline Vitória e Phillipe Coutinho
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos

 

Voltar