Inscrições para o II Ciclo de Residência Criativa encerram na próxima semana

 

O Edital de Chamamento do II Ciclo de Residência Criativa está com inscrições abertas até o próximo dia 15. O programa RS Criativo, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos, relacionados à Cultura e à Economia Criativa.

Os selecionados vão dispor de uma base de trabalho coletiva, localizada na sede do Programa RS Criativo, na Hub Criativa Birô (3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana), em Porto Alegre, bem como, de uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão. Podem participar como proponentes da Chamada Pública, sendo responsáveis diretos pelo desenvolvimento do empreendimento, pessoas físicas residentes e/ou domiciliadas no Estado do Rio Grande do Sul, com comprovada atuação no setor da cultura e/ou economia criativa. As inscrições podem ser realizadas no link https://cultura.rs.gov.br/edital-ciclo-de-residencia-criativa. Outras informações pelo telefone (051) 3221-0922 ou pelo e-mail rs-criativo@sedac.rs.gov.br

EXPERIÊNCIA – O 1º Ciclo de Residência Criativa, realizado em 2019, contou com 17 empreendimentos criativos, selecionados via edital de chamamento público. A diversidade de projetos envolveu os setores de audiovisual, moda, eventos e turismo cultural, Arquitetura, artes visuais, literatura e mercado editorial, cultura popular e publicidade, entre outros. Muitos dos residentes também estiveram presentes no Mercado Inquieto da Economia Criativa (MIEC), projeto residente no RS Criativo promovido pelo Instituto Soleil de Pesquisa (INSPE), que reuniu todos os setores da Indústria Criativa em um só evento, ocupando todos os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana com palestras e feiras de rua.

Voltar