Associação de Amigos

A iniciativa de um grupo de amigos da cultura se consolidou na AACCMQ

A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), entidade sem fins lucrativos fundada no dia 21 de dezembro de 1984,  é possivelmente a única entidade do gênero que nasceu antes da criação e da abertura de uma instituição cultural. Ela surgiu graças à iniciativa de um grupo  de porto-alegrenses comprometido com o fazer cultural que encontrou apoio de integrantes do poder público. Esta união permitiu, em 1990, a entrega ao público do complexo cultural instalado no original edifício do no número 736 da Rua da Praia, onde funcionara o Hotel Majestic.

A efetivação do projeto ocorreu com a aprovação da Lei Estadual nº 7803, em 8 de julho de 1983. Já era então evidente a urgência da restauração do velho e abandonado prédio projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederpahn e construído a partir de 1916. Para isso, a Associação  busc0u  suporte financeiro obtido através da captação de recursos governamentais e privados.

Iniciativa de mecenato coletivo,  a AACCMQ é a instituição legalmente constituída que possibilita a realização das atividades artísticas e culturais da Casa. Cabe a ela encaminhar projetos culturais que permitem a indispensável captação de recursos  monetários e patrocínios.

Seu atual quadro diretor é integrado por Eduardo Vital (presidente), Fernanda Brasil (vice), Liana Zogbi (tesoureira), Adriana Voges Pinheiro (secretária ), e Flavio Porcello, Vanessa Dutra e Maria Regina Ferreira (Conselho Fiscal).

A AACCMQ  funciona na Sala 2, localizada no 2º andar do centro cultural (Andradas, 736).

Contatos: (51) 3227-3431 | 3226-9284 | 3225-9587
E-mail:  aaccmq@terra.com.br, aaccmq@gmail.com
Fanpage: https://www.facebook.com/AACCMQ

 

Crédito Gabriela Fritsch (4)

Créditos: Gabriela Fritsch