Instituto Estadual de Cinema (IECINE)

Diretor: Liegi Nardi

O Instituto Estadual de Cinema – IECINE – foi criado pelo Decreto Executivo número 32.289 em 22 de julho de 1986 para incentivar e apoiar, de forma sistemática, a produção, distribuição e exibição cinematográfica no Estado. Desde a sua criação, a instituição tem assegurado suporte técnico a 90 por cento de todos os filmes realizados no Rio Grande do Sul.

Um convênio com a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul – APTC/ABD-RS permite disponibilizar câmeras, microfones, iluminação e mesa de montagem para captação de imagens e áudio. Todos os equipamentos estão disponíveis para a classe cinematográfica no IECINE, desde que o solicitante esteja cadastrado com sua entidade profissional ou tenha sido contemplado por meio de convênio com o Curso de Especialização Cinematográfica da PUC/RS.

O IECINE organiza e promove cursos e oficinas de formação e atualização de mão-de-obra, especialmente voltadas para profissionais de nível médio, na busca do aprimoramento qualitativo da produção audiovisual no Estado. A Instituição também realiza ações de incentivo à produção cinematográfica, organizando e executando, anualmente, eventos como o Prêmio IECINE de Curta-Metragem 35mm , o Festival de Cinema de Gramado e o Roda Cine.

Atendimento ao público:
O endereço do Instituto Estadual de Cinema é Rua dos Andradas, 736 – 2º andar – Centro, Porto Alegre – RS, Cep.: 90.020-004. Fone: 3286.1900 , 3286.8100, Os horários de atendimento ao público são, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para mais informações escreva para: iecine@cultura.rs.gov.br

Divulgação: Mônica Kanitz – imprensa@cinematecapauloamorim.com.br