Sala Cecy Frank

Espaço utilizado para oficinas e ensaios de dança.

 

Cecy Frank (Venâncio Aires, 17/6/1924 – 2000)

Professora, bailarina e coreógrafa. Uma das precursoras da dança moderna e dança contemporânea no RS, responsável por trazer a técnica da americana Marta Graham a Porto Alegre. Começou seus estudos de dança aos 24 anos na escola de Tony Petzhold.

Como bailarina, dançou montagens como Quebra Nozes e A bela adormecida e integrou o Porto Alegre Ballet, companhia criada em 1959 por Tony Petzhold e Elbio Consentino, que tinha a proposta de levar a dança para o interior do Estado.

A experiência com a dança moderna marcou trajetória de Cecy, consolidada em 1969, quando foi estudar na Martha Graham School of Contemporary Dance, onde permaneceu até 1971 e onde retornaria para aperfeiçoar-se em 1976 e em 1982. Cecy passava então a dedicar-se à dança moderna, ministrando aulas primeiro na Escola de Bailados Clássicos de Tony Petzhold e depois na Academia Mudança, dirigida por Eva Schul. No ínício da década de 80, abre sua própria escola, junto com o professor de jazz Sayão, na qual se originaria o Choreo – Grupo de Dança Contemporânea.